Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Prefeitura estabelece medidas para visitas a cemitérios no Dia das Mães

Eles abrirão das 7h às 16h e protocolos contra a disseminação do coronavírus serão seguidos

Eduardo Laviano

Após a ação de vistoria nos cemitérios da capital paraense realizada na última quarta-feira, 28,  a prefeitura de Belém estabeleceu medidas para garantir a prevenção contra a proliferação do coronavírus durante a visitação do Dia das Mães.

O horário de funcionamento dos cemitérios de Belém e dos distritos de Icoaraci e Mosqueiro, será das 7h às 16h, com entrada e saída em portões diferentes, para evitar aglomeração.

“Queremos conscientizar as famílias em relação às visitas nos cemitérios públicos municipais. Apesar da flexibilização do bandeiramento, ainda temos sepultamentos diários em decorrência da covid-19”, disse o titular da secretaria de Urbanismo, Deivison Costa Alves.

A orientação já é conhecida, uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social. Quem estiver com quadros gripais ou outros sintomas deve ficar em casa. 

Sérgio da Conceição: serviços em sepulturas retomados essa semana (Cláudio Pinheiro / O Liberal)

Até 28 de abril cerca de 136 sepultamentos decorrentes da covid-19 ocorreram no cemitério Santa Izabel (Guamá), com a média diária oscilando entre 12, 08, 05 e 4 sepultamentos. Enquanto no cemitério de Icoaraci, até o dia 29 de abril foram realizados 25 sepultamentos em 2021.

Para florista, buquês aliviam as contas esse mês


Maria Amaral trabalha há mais de 30 anos na frente do cemitério Santa Izabel, vendendo flores. Às homenagens aos entes queridos que se foram costumam representar um alívio nas contas do final do mês.

"As flores novas, bonitas, vão chegar na quinta-feira, para os Dia das Mães. Nessa época dá para pagar as contas, dar um presente para os filhos. Vendemos flores de todos os tipos, buquês e individuais", conta ela, ao lado de um imenso colorido de rosas e lírios.

"As flores novas, bonitas, vão chegar na quinta-feira, para os Dia das Mães. Nessa época dá para pagar as contas, dar um presente para os filhos. Vendemos flores de todos os tipos, buquês e individuais", diz a florista Maria Amaral

Maria Amaral trabalha à porta do Santa Izabel, no Guamá (Cláudio Pinheiro / O Liberal)

Na tarde desta segunda-feira (3), equipes de limpeza da prefeitura faziam a manutenção do local. Apesar da preparação para receber a população, a recomendação da Secretaria de Urbanismo é que a população belenense evite ao máximo se deslocar aos cemitérios.

“Se puderem antecipar sua ida ao cemitério, que antecipe durante a semana. Pois ainda estamos no período de pandemia e é necessário que evitemos essa aglomeração nos cemitérios, até por se tratar de locais que estão em pleno funcionamento”, frisou o diretor do departamento de Necrópoles, Lucas Farias.

Na última quarta-feira, 28, as secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Meio Ambiente (Semma) e Guarda Municipal de Belém estiveram nos cemitérios Santa Izabel (Guamá) e São Jorge (Marambaia) para averiguar a manutenção do espaço.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM