Prefeitura diz que faz manutenção de canais e recolhe entulho
Cerca de 500 toneladas seriam retiradas diariamente das áreas da capita, garante prefeitura

Todos os dias, mais de 500 toneladas de lixo e entulho são retiradas das vias e canais da cidade diz a administração municipal, dimensionando o problema do descarte na Grande Belém.
Além da remoção do lixo e vegetação, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) diz que faz a manutenção preventiva de comportas de retenção para evitar que a maré alcance os canais e cause transbordamento.
ALAGAMENTOS
Segundo a Prefeitura Municipal de Belém, seriam mais de 130 homens atuando para combater alagamentos no inverno e garantir o funcionamento satisfatório do sistema que impede a invasão das águas durante a maré alta na capital, que é cortada por vários cursos d'água.
Além disso, a administração municipal diz que vem realizando ações de educação ambiental para informar a população sobre o horários, dias e locais para o correto descarte de lixo e entulho - para que resíduos não sejam descartados de forma desordenada em canais e vias. Segundo a Sesan, esse seria o principal motivo de alagamentosna cidade.
De acordo com a PMB, equipes da Sesan, Guarda Municipal e Polícia Ambiental atuam diariamente para combater o descarte criminoso de lixo e entulho na via pública.
Desde 2013, mais de 700 carroças e veículos de transporte por carreto também foram apreendidos, pois "estavam sendo utilizadas para sujar a cidade", diz a Sesan.
A limpeza dos canais da Bacia do Una, ar4gumenta ainda a PMB, também estaria sendo feita por um efetivo de mais de 50 agentes de limpeza urbana.
Segundo a Sesan, a dragagem dos canais acontece de forma recorrente, a cada seis meses, para garantir melhor escoamento no período de chuvas mais intensas. O recolhimento de lixo e entulho das margens desses canais estaria sendo realizado três vezes por semana, garante a prefeitura.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA