Prefeitura de Belém vai reforçar fiscalização para barrar pontos aglomerados

Com 16 casos de coronavírus na capital, gestão municipal anunciou novas ações de contenção na tarde desta segunda-feira (30)

João Thiago Dias

Após identificar pontos de aglomeração na cidade, a Prefeitura de Belém vai reforçar a fiscalização para barrar esse descumprimento do decreto municipal que visa conter o novo coronavírus. Ainda nesta segunda-feira (30), o prefeito Zenaldo Coutinho terá uma reunião com a guarda municipal para definir essas ações, que devem seguir a linha do diálogo e da orientação. 

De acordo com o prefeito, que anunciou essa e outras medidas de contenção da doença na tarde desta segunda-feira, por volta das 16h30, por meio de live nas redes sociais dele, o bairro da Terra Firme é um dos pontos com aglomeração. Ele afirmou que tem pessoas em risco. "Identificamos com o levantamento do fim de semana. Pessoas estão em risco", disse. 

A live é feita diariamente, por volta das 16h, para anunciar novas medidas de contenção da doença e para responder perguntas de internautas e jornalistas. Teve transmissão por meio da fanpage e do Instagram do prefeito: www.instagram.com/zenaldoprefeito e www.facebook.com/zenaldo.coutinho. Confira:

"Vamos reunir com a Guarda Municipal, no fim da tarde desta segunda, e intensificar a fiscalização para impedir aglomerações, para que a gente evite o risco de contágio. A gente tem trabalhado muito no processo educacional sobre a higiene e aglomeração. Se houver aglomeração, nós vamos tomar providência, que pode chegar até a interdição. Mas nós vamos apostar no diálogo. ", destacou Zenaldo Coutinho. 

As ações começam na manhã desta terça-feira (31), com a possibilidade de medidas mais enérgicas em caso de descumprimento do decreto. 

"Amanhã cedo, nossa guarda municipal vai a esses lugares com orientação, demonstrando a importância de não haver aglomeração. Orientar, prevenir e, se necessário, tomar medidas mais enérgicas. Feirantes devem ser responsáveis e evitar muita gente nas suas bancas. E os usuários devem escolher o horário de menos pico para ir à feira", disse Zenaldo. 

Quem quiser denunciar aglomeração em Belém pode ligar para o número da guarda municipal: 153.

Confira outros comentários do prefeito na live:

Hospital Dom Zico

"Quero reforçar o oferecimento do Hospital Dom Zico, que está pronto, com 60 leitos e inclusive UTI. Já ofereci ao governo do estado e ao governo federal para ser referência no atendimento de casos de coronavírus, de graça"

Aulas

“Até hoje, não temos motivo para retomar as aulas. Pelo andar da carruagem, devemos ter prorrogação do prazo de retorno. Podemos prorrogar por mais 15 dias"

Vacinação contra a gripe

"A nossa meta era vacinar 131 mil idosos e ela foi ultrapassada. Estamos aguardando o novo lote que deve estar chegando e todos os idosos serão vacinados até o dia 15 de abril. Ainda temos poucas doses no Bengui e em Mosqueiro"

UPAs

"A Nossa UPA da Terra Firme, que tinha parado para ajustes depois da abertura do PSM do Guamá, voltou hoje e já está a pleno vapor".

"Estamos com a saúde funcionando com 4 UPAS, estamos garantindo a merenda nas escolas e estamos com dezenas de obras na cidade: praças, Ver-o-Peso, Solar da Beira, Feira do Açaí, Trapiche de Icoaraci e também nos abrigos de ônibus"

16 casos confirmado em Belém

Por volta das 16h11 desta segunda-feira, a Prefeitura de Belém confirmou mais três casos da doença na cidade, totalizando 16 ao todo. Um deles é uma mulher, de 53 anos, e que é contato de caso confirmado.

O outro, é um homem, de 53 anos, sem histórico de viagem recente ou contato com caso suspeito, mas tem contato com pessoa que trabalha em ambiente hospitalar. O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Sesma segue investigando.

E o outro caso é também de um homem, 34 anos, que foi atendido na rede privada e tem histórico de viagem para Fortaleza. Todos estão em isolamento domiciliar. B

Na manhã desta segunda-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) confirmou o 13° caso positivo para o novo coronavírus na cidade. É uma mulher de 68 anos, que reside em outro Estado, mas realiza atividades profissionais na capital.

Segundo a Sesma, o isolamento será cumprido em Belém, e o caso continuará sendo investigado pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Sesma.

No balanço mais recente da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), fechado na manhã desta segunda-feira, às 11h30, havia o registro de 21 casos confirmados de covid-19 no Pará. Também há 610 casos descartados e 104 casos em análise. Neste balanço, ainda não constavam os três casos mais recentes divulgados pela prefeitura. 
 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM