CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Parte de árvore cai próximo a Hospital Ophir Loyola, em São Brás

Momentos antes da queda, um motociclista havia passado sob a árvore. Por sorte, ele foi atingido de raspão e escapou ileso

Amanda Martins

Na tarde desta segunda-feira (4), uma cena inusitada surpreendeu pedestres e motoristas na Quatorze de Abril com a Magalhães Barata, em frente à Unidade de Atendimento Imediato do Hospital Ophir Loyola, localizado no bairro de São Brás. Após um forte chuva, um segmento de uma árvore, da espécie oitizeiro (Licania tomentosa) despencou, bloqueando parcialmente a via e causando apreensão entre os transeuntes. Por volta das 16h, quando a árvore foi removida, os veículos puderam transitar normalmente pela passagem. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) informou que a árvore estava lesionada causada por uma poda irregular, que “permitiu a infestação de cupim no vegetal, provocando a queda do mesmo”.

VEJA MAIS

image Estudante universitário Bruno Alves reclama de calçada quebrada na Travessa Perebebuí
Trecho da calçada está danificado por raízes de uma árvore que já caiu há meses, sem reparos por parte da prefeitura

image Taxista José Vale reclama da falta de poda em árvore na Almirante Wandenkolk, no Umarizal
Os moradores afirmam que a árvore quase caiu por conta das fortes chuvas 

image Árvore cai próximo de área de barracas na Praça Brasil
O incidente ocorreu por volta das 19h30 e chovia muito na área

Testemunhas relatam que, momentos antes da queda, um motociclista havia passado sob a árvore. Por sorte, os galhos atingiram de raspão o condutor da motocicleta, que escapou ileso.  Renan Rodrigues, ambulante de 28 anos que trabalha em frente ao local onde ocorreu a queda do vegetal, compartilhou sua perspectiva com a equipe de reportagem do Grupo Liberal.

image Renan Rodrigues, ambulante de 28 anos que trabalha em frente ao local onde ocorreu a queda do vegetal (Carmem Helena / O Liberal)

Segundo o ambulante, a queda da árvore ocorreu durante uma chuva, e este foi um evento inédito na localidade. “Ninguém ficou assustada [com a queda], só o motoqueiro [que passava no momento]  ficou assustado, mas ele não chegou a ser ferido, só agradeceu a Deus e foi embora”, acrescentou Renan Rodrigues. 

Um carro que estava estacionado sob a árvore teve um lado da porta amassado, mas, graças à colaboração dos presentes, foi removido sem maiores contratempos.

Um motorista de táxi, que preferiu manter o anonimato, expressou sua preocupação com outra árvore localizada nas proximidades da unidade de atendimento. Ele alertou que a árvore, cheia de galhos, está prestes a cair e, além disso, encontra-se rebaixada, obstruindo a visibilidade dos pedestres na calçada.

O segurança da unidade de atendimento também relatou uma situação potencialmente perigosa. Ele ressaltou que minutos antes da queda da árvore, uma ambulância havia estacionado em frente à unidade para transferir um paciente. “Por sorte, uma mulher que estava acompanhando um paciente esqueceu a documentação dele no carro, e voltou para pegar. Senão fosse por isso, a árvore iria cair em cima da ambulância impedindo que o paciente saísse para se socorrido, causando um estrago maior”, declarou.

Posicionamento

Em nota, Semma informou que enviou uma equipe para o local para fazer a remoção da árvore, realizar o “retalhamento, desobstruindo a pista de trânsito, interditada com a queda do vegetal”. A Secretaria também destacou que realiza fiscalização continuada no conjunto de árvores da cidade.

“Em uma ação preventiva, cujo resultado foi a redução de 50% na queda de árvores em 2023”, acrescentou no documento enviado à Redação Integrada do Grupo Liberal.

Com início da temporada de chuvas no Pará, belenenses se preparam para dias nublados

Com a chegada do mês de dezembro, a temporada de chuvas mais intensas já se faz presente no dia-a-dia dos paraenses. Na segunda-feira (4), Belém amanheceu sob um céu nublado, com presença marcante de nuvens e o sol relutando em aparecer. Diante desse cenário, os belenenses que precisaram sair de casa não dispensaram o guarda-chuva, como constatou a Equipe de Reportagem do Grupo Liberal, que registrou diversos moradores transitando pelas ruas do centro de Belém acompanhados desse acessório essencial.

A previsão do ClimaTempo indicou uma temperatura máxima de 31ºC e mínima de 25°C para a segunda-feira. Segundo dados combinados das estações meteorológicas e satélites do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), até o dia 4 de dezembro, já foram registrados 9 mm de chuva em Belém. Esse valor representa 8% da média normal para o mês, sinalizando um início de período chuvoso.

image Na segunda-feira (4), Belém amanheceu sob um céu nublado, com presença marcante de nuvens e o sol relutando em aparecer (Carmem Helena / O Liberal)

Diante dessas condições climáticas, a população belenense se adapta à nova realidade e se prepara para enfrentar dias mais úmidos. O uso do guarda-chuva torna-se uma prática comum, enquanto as autoridades locais e órgãos de previsão meteorológica continuam monitorando o comportamento do clima na região. 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM