Parque Cidade terá praças de interação, teatro, memorial da aviação e espaços para prática esportiva

Projeto vencedor foi apresentado nesta segunda-feira (17)

Eduardo Rocha
fonte

O projeto arquitetônico, de urbanismo e paisagístico Parque para Todos é o grande vencedor do concurso da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) para a construção do Parque da Cidade na área do Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira. 

Os autores da proposta vencedora, com 1.750 votos, tem como autores os arquitetos e urbanistas Carlos Eduardo Murgel Muller, Marcos Bresser Pereira Epperlein, Thiago Santana Maurelio, Eduardo Saguas Muller, Guilherme Henrique Machado Faganello e Vitor Martins – estudante. (Escritórios Firma Arquitetura e Dezembro Arquitetos, ambos de São Paulo). A outra proposta finalista foi Onde a Cultura se Fortelece, com 1.611 votos.

O projeto conta com a Esplanada do Homem e da Mulher Paraense, a ser instalada logo na entrada do espaço; funcionará o Memorial da Aviação, mantendo instalações do Aero-Clube do Pará, como a torre de controle e um trecho do pátio de aeronaves; o Campo da Formação terá espaço para esportes, arenas multiuso de dança, música e teatro, além de uma escola de economia criativa; com estrutura inspirada em avião, a Varanda da Família terá espaço gastronômico e sede da economia criativa, para programações diversas; a área principal do novo espaço será dedicada à educação, valorização do meio ambiente e sustentabilidade: três praças de interação - uma para a ciência; outra para interação sensorial e a terceira para a observação panorâmica do parque; uma Praça da Cidadania abrigará eventos e o edifício de um novo teatro multiuso e com 1.600 lugares; sob o teatro funcionará o porão cultural; será organizado o Bosque da Reflexão e funcion,ará e praças da Mata.

O concurso contou com 65 propostas inscritas. O processo desse estudo preliminar, como destaca o professor José Júlio Lima, envolveu uma consulta popular para definição dos equipamentos que serão instalados no parque; depois, um júri técnico definiu os dois projetos finalistas, e, na terceira, etapa, foi efetuada a votação popular. A secretária Úrsula vidal ressaltou que a ideia de se aproveitar o espaço em questão vem de 30 anos atrás, com o conselheiro Nelson Chaves, do TCE-PA, e e foi ganhando adesões e o governador Helder Barbalho decidiu intensificar o processo, em um processo "que chamou a sociedade para sonhar junto", mediante a consulta popular.

O anúncio do projeto para o parque ocorreu na tarde desta segunda-feira (17), em live com a secretária de Cultura Úrsula Vidal, a presidente do júri técnico do certame, a arquiteta Roberta Rodrigues, e o arquiteto e coordenador do certame pela Fadesp, José Júlio Lima. O governador Helder Barbalho participou do evento e anunciou a intenção do Governo do Estado de investir R$ 15 milhões na adaptação do Aeroporto Internacional de Belém para receber o fluxo de aeronaves do Brigadeiro Protásio.

"Encerramos mais uma etapa dessa construção coletiva do nosso Parque da Cidade, que tem o jeito da nossa gente", enfatizou a secretária da Secult, Úrsula Vidal.

O governador destacou que, ainda no ano passado, oficiou ao Governo Federal afirmando a proposta do Governo do Estado de reutilização da área, e que o Governo Estadual estava e está disposto a viabilizar uma outra área e construir um novo aeroporto que pudesse compatibilizar com o crescimento da Região Metropolitana de Belém, e também adaptar o Aeroporto de Val-de-Cães, para, enquanto o novo aeroporto possa ser concretizado, conciliar a atividade da grande aviação com a aviação de pequeno porte.

"Hoje mesmo eu falei com o ministro Tarcísio, ministro da Infraestrutura, pedindo celeridade (nas negociações entre as esferas governamentais); o Governo do Estado está disposto a pagar R$ 15 milhões para a Infraero para as adaptações do Aeroporto de Val-de-Cães, ceder uma outra área e construir um novo aeroporto na região metropolitana, além de custear as obras do Parque da Cidade", enfatizou o governador Helder Barbalho.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM