CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Paciente com câncer precisa de doação de sangue com urgência, em Belém; veja como doar

Vânia Glacilene dos Santos Costa passará por cirurgia na próxima sexta-feira, 29, e precisa de doadores para sobreviver

Camila Guimarães
fonte

A paciente Vânia Glacilene dos Santos Costa, de 57 anos, precisa de doações de sangue para poder fazer uma cirurgia de urgência para tratar câncer em estado avançado no abdômen. Internada a partir desta quarta-feira, 27, no Hospital Ophir Loyola, em Belém, a paciente precisa de, no mínimo, 14 bolsas de sangue para sobreviver à cirurgia, marcada para a próxima sexta-feira, 29.

De acordo com o filho da paciente, Victor Rodrigues, Vânia descobriu o câncer no mesentério - revestimento da cavidade abdominal que une o intestino com a parede do abdômen -, há cerca de dois anos, durante o período mais crítico da pandemia de covid-19. A doença já estava em estado avançado.

“Ela perdeu o emprego entre 2015 e 2016, período em que ela ficou sem plano de saúde e deixou de fazer exames regularmente. Com o tempo, ela começou a apresentar uns sintomas estranhos, com queda de cabelo e inchaços. Em julho de 2020, a gente foi ao médico e eles diagnosticaram o câncer já em metástase. Segundo os médicos, a doença já deveria estar progredindo há pelo menos quatro anos”, relata Victor.

Victor conta, ainda, que Vânia já fez uma cirurgia anteriormente mas, devido à progressão do câncer para o fígado e para a aorta, principal e maior artéria do corpo, ela precisará passar por novo procedimento. Devido ao comprometimento da artéria, a necessidade de sangue é grande: “Ela precisa receber transfusão antes, durante e após a cirurgia”, diz Victor.

Qualquer tipo de sangue pode ser doado, basta que a pessoa identifique a paciente no momento da doação, que pode ser feita em diferentes pontos de coleta: no Hemocentro de Belém, no ponto do shopping Castanheira e do Pátio Belém.

 

Como fazer a doação

Qualquer pessoa que tiver entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), pesando mais de 50 kg e em boas condições de saúde pode doar. 

No posto de coleta, é necessário apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho). Quem teve covid-19 também pode doar, desde que tenha se passado 30 da cura.

Locais de doação:

- Hemocentro de Belém: Tv. Padre Eutíquio, nº 2109, bairro Batista Campos

- Posto de coleta Castanheira: Rodovia BR-316, KM 01, Pórtico Castanheira

- Posto de coleta Pátio Belém: Tv. Padre Eutíquio, nº 1078, Bairro Batista Campos (Estação Cidadania, 1º Piso)

Informações importantes:

- Apresentar nome completo da paciente: Vânia Glacilene dos Santos Costa
- Alguns lugares podem pedir código: 161

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM