CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Operação "Tapa Buracos" da Sesan recuperou 394 trechos críticos

Balanço é parcial de março, abril e maio. Serviços de manutenção seguem em Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci

Dilson Pimentel
fonte

Em março, abril e maio deste ano, as equipes da Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (Sesan) asfaltaram 394 trechos críticos (esburacados) nas ruas da cidade. A ação faz parte da Operação de Recuperação de Vias. Em março, o serviço ocorreu em 32 bairros da capital. Nos meses de abril e maio, e mesmo com o aumento do período chuvoso, as ações alcançaram 24 e 28 bairros, respectivamente. Ao todo, 272 ruas receberam os serviços das equipes da Sesan.

Titular da Secretaria desde janeiro, Ivanise Gasparim disse que é permanente a operação de recuperação asfáltica das ruas de Belém. Segundo o Departamento de Obras Viárias da Sesan, em três meses foram utilizadas 7.573,52 toneladas de asfalto CBQU (Concreto Betuminoso Usinado à Quente), a massa asfáltica aplicada na área danificada do pavimento. A área coberta foi de 112.835,46 (m²).

Nos próximos 45 dias, a Operação de Recuperação de Vias estará concentrada nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, onde ocorre a operação "Verão da Gente" da prefeitura de Belém, “que trabalhará incansavelmente por uma Belém bem cuidada", afirmou, ainda, a titular da Sesan.

Parte desse problema vem do desgaste natural devido ao peso de veículos, parte pela falta de manutenção preventiva. O clima afeta, com chuva e sol em intensidades irregulares. Há ainda os problemas de encanamento, de materiais usados na pavimentação e até erros de execução da obra. Com exclusividade, a Sesan, em maio, informou que, desde o início da atual gestão de Belém, o Departamento de Obras Viárias (Deov) já havia identificado e mapeado 433 pontos críticos em ruas com buracos na capital.

 

Número de equipes de tapa-buracos aumentou de três para oito

A Prefeitura de Belém também informou que parte desses pontos já estavam passando por manutenção, e o restante consta no cronograma de serviços do município, com um prazo de até 90 dias para recuperação. "O cronograma da Sesan parte do Tapanã até a Cidade Velha, cobrindo vários bairros como a Pedreira, Marco, Condor e Cremação, que eram os bairros em pior situação quando assumimos", disse a secretária municipal de Saneamento, Ivanise Gasparin.

"Vale ressaltar que esse quantitativo informado é variável, de acordo com o fluxo de veículos e volume de chuvas nas vias, podendo elevar esse número diariamente", lembrou. Para dar conta desse desafio, a Sesan ampliou para oito o número de equipes que fazem as ações de tapa-buracos na capital. Na gestão passada, elas eram apenas três.

Diretor do Departamento de Obras Viárias (Deov), o engenheiro Antônio Pegado  disse que "estudos mostram que um dos principais inimigos da pavimentação é a água". Quando ela se movimenta no interior do pavimento e alcança a base, explicou, essa água satura as camadas adjacentes, principalmente se estas camadas forem de material impermeável. “E a situação só piora quando as laterais do pavimento estão bloqueadas, evitando o escoamento da água", afirmou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM