ONU e Prefeitura organizam Sistema de Cuidados inédito em Belém
Iniciativa serve para atender a mulheres que cuidam de pessoas e público, com impacto socioeconômico na capital paraense

Na maioria dos casos, são mulheres que cuidam de pessoas por meio de profissões estratégicas como profissionais que atuam em creches, na enfermagem e na atenção a idosos, e ainda em atividades de cuidado não remuneradas. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU Mulheres) e a Prefeitura de Belém atuam na organização de um Sistema de Cuidados inédito que foca em quem cuida e em quem necessita de cuidados. Para isso, Belém vai sediar nesta quinta (3) e sexta-feira (4), a Oficina de Planejamento Estratégico, como parte do projeto "Construindo caminhos para um sistema de cuidados integrados em Belém". O evento, destinado a técnicos envolvidos no projeto, irá ocorrer na Casa da ONU, no bairro de Nazaré, das 9 às 18h.
Essa atividade é mais um passo da parceria assinada entre ONU Mulheres, Open Society Foundations, Prefeitura de Belém (PA) e Fundação Papa João XIII (Funpapa) que pode tornar o município pioneiro na implantação de um Sistema de Cuidados no Brasil. Servidoras e servidores de instituições ligadas à Prefeitura de Belém participarão da programação, para alinhamento de pontos centrais do projeto, reunindo oito instituições da gestão municipal ligadas ao tema Economia do Cuidado.
“Nesse planejamento, vamos pensar a implementação dessa política de cuidado, articulando ações de várias secretarias como educação, saúde, assistência, segurança e segurança alimentar”, avalia Sandra Valente, diretora geral da Funpapa.
Iniciado em maio, o projeto piloto do Sistema Municipal de Cuidadods é desenvolvido em duas frentes. A primeira tem como foco o apoio à gestão municipal e às instituições públicas na elaboração e implementação desse Sistema de Cuidado. Paralelamente a essa construção, as atividades também alcançarão as trabalhadoras do cuidado, remuneradas ou não, atuando no desenvolvimento de suas capacidades nos aspectos pessoais e profissionais.
Vanessa Gomes Sampaio, gerente da Área de Empoderamento Econômico de ONU Mulheres, destaca que um Sistema de Cuidados abrange a integração, a articulação e do desenho, quando tem uma lacuna de políticas públicas e serviços públicos centrados nas necessidades de quem precisa de cuidado e de quem cuida". "Quando nós somos crianças, na nossa vida adulta, quando a gente envelhece, sempre vamos precisar de cuidados e um sistema nacional de cuidados, ou municipal de cuidados, se propõe justamente a trazer um olhar para as políticas públicas que estão sendo implementadas, para os serviços disponíveis, entender quais são as necessidades de cuidado naquele local, quais são os provedores e as provedoras de cuidado naquele local", pontua Vanessa Sampaio, observando a estratégia de de integração das ações.
Ineditismo
Como ressalta Vanessa Sampaio, "Belém está sendo pioneira nesse movimento". "Belém já era um município que já vinha implementado e tem implementado iniciativas e políticas no que tange à promoção da igualdade de gênero e reduções redução da desigualdade de gênero, raça e etnia. Então, já tem um arcabouço de políticas públicas e serviços públicos implementados, e que demonstrou bastante interesse e justamente na perspectiva da implementação de um Sistema de Cuidados a longo prazo", acrescenta.
O projeto se estenderá até agosto de 2024 e que tem como objetivo desenvolver um piloto do que seria esse Sistema. "Então, a gente espera que ao final é desse tempo de implementação do projeto, a gente já tenha um piloto inicial do que será esse Sistema no futuro, que é uma construção é coletiva e de longo prazo", finaliza Vanessa Sampaio.
Funcionam no projeto dois pilares de atuação principais. Um que tem foco nos servidores servidoras públicas, gestores públicos e um segundo que tem foco na sociedade civil de forma mais abrangente, então em mulheres cuidadoras, sejam elas cuidadoras do trabalho remunerado ou não remunerado, associações, organizações de mulheres. Além da capacitação dos servidores e servidoras, são feitos estudos diagnósticos e o fortalecimento de capacidades de mulheres cuidadoras, de organizações da sociedade civil do tema. Nos dois dias do encontro em Belém, será encaminhado um plano de ação do projeto.
Serviço:
Oficina de Planejamento Estratégico para o projeto "Construindo caminhos para um sistema de cuidados integrados em Belém"
Data: 3 e 4 de novembro
Horário: 9h as 18h
Local: Casa da ONU - Av. Nª Sra. de Nazaré, 871 - Nazaré, Belém (Entre Tv. Quintino Bocaiúva e Tv. Joaquim Nabuco)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA