CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Obras na rua dos Comerciários são retomadas após manifestações de moradores

Trabalhos foram iniciados em 2015 e nunca concluídos

Dilson Pimentel

Depois da pressão dos moradores da rua dos Comerciários, na Cabanagem, equipes da Prefeitura de Belém começaram, ontem pela manhã, a realizar ações emergenciais naquela via pública. Mas a comunidade avisou que vai continuar organizada para que esses serviços sejam continuados e, principalmente, para que sejam executadas, na rua, obras de drenagem e pavimentação. Esses trabalhos foram iniciados em 2015 e nunca concluídos. Por isso, e durante três dias, os moradores interditaram um trecho da avenida Mário Covas. Foram 43 horas de mobilização. Eles, inclusive, dormiram na rua, ao relento. Na terça-feira (11), o prefeito Zenaldo Coutinho se reuniu com uma comissão de moradores.

Uma das lideranças da comunidade, o pedreiro Arquimino Ribeiro, 42 anos, e há 22 morando naquela rua, disse que os protestos valeram a nada. "A gente não tinha nenhuma resposta da Sesan (Secretaria Municipal de Saneamento) e nem da prefeitura. E, com essa manifestação, fomos convocados para uma reunião na Sesan e, em seguida, com o prefeito. Ele nos disse que, antes do final do ano, essa rua estará pronta. O prefeito disse que tem uma verba 'presa'. Mas que não está contando com essa verba. Ele disse que, caso não liberem essa verba, ele fará a obra com recursos da prefeitura", afirmou. E acrescentou: "A comunidade continua esperando essas respostas deles. Mas está todo mundo em alerta. Se não acontecer, a comunidade torna voltar para a rua. Tá todo mundo ainda com as antenas ligadas".

Obras na rua dos Comerciários são retomadas após manifestações de moradores

A Prefeitura informou que a equipe técnica foi à rua dos Comerciários, ontem, para fazer um levantamento da área para programar obras. "Mas, enquanto isso a via será contemplada com serviços de manutenção, que inclui uma série de ações como limpeza da via, capinação, desobstrução de bueiros e abertura de valas", completou. A interdição da avenida Mário Covas começou às 7 horas do dia 3, uma segunda-feira. E foi suspensa às 22h30 do mesmo dia. Na terça-feira, a manifestação foi retomada às 9 e durou 14 horas. Na quarta-feira, ocorreu das 7 às 21 horas. Mais 14 horas de protestos.

Inicialmente, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Saneamento (Sesan), havia informado que as obras de saneamento na rua dos Comerciários "fazem parte de um convênio com o Governo do Estado, para a realização de obras de pavimentação e drenagem. A Sesan aguarda a aprovação da prestação de contas para liberação da próxima parcela do convênio para a retomada das obras". O governo estadual, por sua vez, informou comentou que "a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) informa que existe um convênio da prefeitura de Belém com o governo do Estado, de 2016, onde foram repassadas duas parcelas de recursos à administração municipal. Entretanto, não houve prestação de contas da prefeitura dos recursos destinados. Assim, por questões legais, a Sedop não pode fazer novo repasse até que seja entregue a referida prestação de contas ao Estado pela gestão da capital".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM