Nove bairros em Belém amanhecem sem água nesta segunda-feira
Mais três estão com baixa pressão no serviço. Ainda não há previsão para a água voltar às torneiras
Nove bairros em Belém amanheceram sem água nesta segunda-feira (29). Outros três também estão com abastecimento prejudicado. No começo da manhã, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) divulgou nota na sua página no Facebook informando que já fez duas paradas emergenciais no sistema no Complexo Bolonha desde a madrugada desta segunda-feira (29). A empresa ainda não informou que horas o serviço volta ao normal.
Estão sem água os bairros que fazem parte do sexto setor da companhia: São Brás, Fátima, Canudos e parte do Marco e Barreiro. Além da Terra Firme, que pertence ao sétimo setor, e os bairros da Pedreira, Telégrafo e Sacramenta, que fazem parte do nono setor. Os bairros do Coqueiro, Guanabara e Jaderlândia apresentam baixa pressão no serviço.
Mais uma vez a Cosanpa reitera que o problema não é novo. “Como vem sendo informado, a situação do Complexo Bolonha é delicada e complexa há alguns anos, devido à falta de investimentos nos últimos anos. A população está sendo prejudicada com a precariedade do sistema entregue pela gestão passada. O Complexo apresentou baixa produção neste fim de semana”, disse.
A Companhia informou que as paradas foram emergenciais, isto é, não estavam programadas. “Sempre que o sistema atinge 25% da capacidade do reservatório, ele para proteger as bombas. Na madrugada, o sistema parou novamente e, às 7h10 desta segunda (29) foi religado para restabelecer o serviço nos bairros do sexto setor: São Brás, Fátima, Canudos e parte do Marco e Barreiro.
“O sexto é o setor que mais sente as paradas no Bolonha porque está no ponto geográfico mais alto. Sempre que ocorre uma parada, mesmo que ainda haja água na rede, ela volta e, com isso, os reservatórios que abastecem este setor secam rapidamente e demoram um pouco mais para serem reabastecidos”.
Porém, às 9h, continuou a Cosanpa, “foi necessária uma nova parada. Assim, estão com abastecimento prejudicado os bairros do sexto setor - já citado -, além do sétimo (Terra Firme) e nono setor (Pedreira, Telégrafo e Sacramenta). Os bairros Coqueiro, Guanabara e Jaderlândia apresentam baixa pressão no serviço.
Ainda segundo a Cosanpa, equipe técnica está reunida, neste momento, para avaliar quais medidas serão tomadas a partir de agora para regularizar o abastecimento.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA