Museu do Instituto Evandro Chagas abre as portas voltada para ciência e saúde pública na Amazônia

Novo espaço abrirá com oito exposições a partir dessa sexta-feira (14), com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha

O Liberal
fonte

O novo Museu do Instituto Evandro Chagas (MEV) abre as portas com oito exposições, a partir desta sexta-feira (14), em Belém. Após adequação predial, com investimentos de R$ 948 mil, o Instituto Evandro Chagas (IEC) inaugurará o novo espaço com a presença do ministro de Estado da Saúde, Alexandre Padilha. A entrega faz parte do legado estrutural da COP30.

O MEV está instalado no Casarão histórico, localizado na avenida Almirante Barroso, esquina com a travessa Curuzu, que foi a sede principal da instituição até o início dos anos 2000, quando houve a inauguração do campus no município de Ananindeua. A abertura contará com exposições simultâneas, que destacam o acervo científico e histórico da ciência produzida na Amazônia.

Dentre as exposições de curadoria do MEV estão "IEC: Ontem e Hoje", "Joias da arquitetura do Casarão do Instituto Evandro Chagas", "O que o olho não vê: o invisível revelado pela microscopia IEC", e "Ciência & Fotografia". Haverá outras exposições de instituições parceiras.

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) apresentará três exposições: "Cientistas e Instituições Científicas e Tecnológicas da/na Amazônia (1822 – 2022)", "Astrofotografia - Centro de Ciências e Planetário do Pará" e "Constelações Femininas: mulheres que iluminam a Ciência - Centro de Ciências e Planetário do Pará". Já a Universidade Federal do Pará (UFPA) estará com a exposição "Baba Loduncyne Tayandô – Memória em Arte".

O Museu tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento por meio de iniciativas de pesquisa, preservação de acervos e divulgação da história da saúde pública no Brasil, com destaque para as ações do Instituto Evandro Chagas. O espaço cultural focado funcionará no mesmo local onde Evandro Chagas, patrono da instituição, trabalhou.

Desde 2013, a equipe do MEV atua na organização da reserva técnica, na realização de pesquisa histórica, na orientação de estudantes de graduação, na organização de exposições externas e na oferta de palestras e oficinas para estudantes dos ensinos fundamental e médio.

A entrega do espaço de exposições é um marco para a cidade, que ganha mais um equipamento cultural voltado à divulgação da ciência e à valorização da história da saúde pública. Ao democratizar o acesso ao conhecimento científico produzido na região e à memória do IEC, o MEV busca inspirar novas gerações.

HISTÓRICO - O Casarão do IEC foi edificado na década de 1910 para ser residência, na avenida Tito Franco (atual Almirante Barroso). A região era uma área de expansão da cidade, onde famílias abastadas construíam casas de veraneio. Em 1936, o prédio foi alugado pelo Governo do Estado do Pará para o estabelecimento do Instituto de Patologia Experimental do Norte (IPEN), primeira denominação do Instituto Evandro Chagas.

Serviço - Inauguração do Museu do Instituto Evandro Chagas
Data: 14 de novembro de 2025 - sexta-feira   
Horário: 11h   
Endereço: Av. Almirante Barroso, 492. (esquina com a Travessa Curuzu)   

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM