CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Multidão se aglomera à porta do Utinga à espera de acesso à área verde

Lotação permitida foi esgotada ainda cedo. Não há orientação do lado de fora, além de grades de proteção

Tainá Cavalcante
fonte

Uma multidão se aglomera na manhã desta segunda-feira (7), à porta do Parque do Utinga, em Belém, à espera de conseguir entrada na área de lazer. Ela foi reaberta em agosto, após meses fechada pelas restrições da pandemia de covid-19. Veja:

A fila de carros também à espera da entrada também já somava quase 30 veículos às 9h20. Pelas novas regras de flexibilização e acesso à área, previstas por decreto estadual, a lotação máxima a ser respeitada é de 50% da capacidade do parque. Assim, novas entradas só são permitidas se outras pessoas deixarem o parque.

image Aglomeração chama atenção (Tainá Cavalcante / O Liberal)

No entanto, a administração do Parque do Utinga não colocou funcionários para ordenação das filas de espera do lado de fora do espaço de lazer. É fácil registrar a quebra de regras de isolamento - que ainda são previstas no Pará, devido aos números da pandemia causada pelo coronavírus no Estado.

Por volta das 9h30, a entrada foi liberada para dezenas de pessoas que aguardavam do lado de fora. Não se tem informação de porque a liberação foi feita de uma vez só - e se a lotação máxima exigida pelos protocolos seguiu sendo respeitada.

Administração: não há como controlar filas fora do parque


Procurada pela reportagem, a administração do Parque do Utinga comentou o ocorrido em nota publicada esta tarde. A organização social Pará 2000, que administra o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, disse que "reafirma o compromisso em obedecer às normas de segurança contra a disseminação do novo coronavírus e mantém diligencias como aferição de temperatura, distribuição de álcool gel e controle de entrada e saída de pessoas".

A OS disse que, desde a reabertura, o Parque vem funcionando com a capacidade reduzida em 50%, conforme determinação da prefeitura. "Quando é atingido o limite de 50% da capacidade, o acesso é fechado, sendo reaberto novamente quando um número significativo de visitantes deixa o parque, liberando, assim, o acesso de um novo grupo de pessoas".

A Pará 2000 admitiu ainda que, "devido à grande procura e em virtude da capacidade reduzida" da lotação do parque, "pode haver formação de filas na parte externa", e que, segundo sua avaliação, "não há como realizar o controle fora da área de competência da administração do Parque".

A administração do Parque do Utinga diz ainda que "reforça a importância de manter o distanciamento social e evitar aglomerações".

Praças tiveram procura moderada


Sem os desfiles do Feriado da Independência, a Praça da República teve movimento tranquilo na manhã desta segunda-feira. Apenas duas rodas de capoeira eram registradas e poucas famílias foram à área pública. A maioria das pessoas, porém, estava sem máscaras.

Na Praça Batista Campos, a manhã foi um pouco mais movimentada, mas sem aglomerações. A área onde há brinquedos para a diversão infantil foi o local que reuniu mais gente. A maioria das crianças estava sem máscaras, embora os adultos que a acompanhassem usassem a proteção.   

image Espera não poupou ninguém: de ciclistas a crianças, idosos e carros (Igor Mota)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM