Multidão participa de festejos pelos 108 anos da Assembleia de Deus

Encenação da chegada dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren e culto ao ar livre fazem parte da programação

Redação Integrada
fonte

Centenas de pessoas participam, na manhã deste sábado (15), da programação alusiva aos 108 anos da Assembleia de Deus em Belém. Na Praça da República é realizado um culto ao ar livre - um clamor de joelhos. Às 9 horas, os fieis saíram da escadinha do cais, onde houve a encenação da chegada dos missionários suecos a Belém, Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Assembleia de Deus. A caminhada até a praça durou 40 minutos.

A Assembleia de Deus completa 108 anos de existência no Brasil na próxima terça-feira (18). Para comemorar o aniversário, a igreja realiza celebrações na cidade desde quinta (13) e encerra a programação neste sábado (15).

"A importância desse evento é transferir a fé para as novas gerações. A história contada tem impacto, mas a história vivida e reconstituída é guardada", disse Philipe João Câmara, pastor do Tempo Central da Assembleia de Deus em Belém. "Um dos lemas da festa este ano é 'nossos filhos e nossos netos terão a mesma fé que nós temos. O principal é fazer algo que só nós fazemos. Dobrar os joelhos , ir na escadinha da Presidente Vargas, ir na Praça da República e orar e abençoar a nossa cidade", afirmou.

A programação conta com as presenças de policiais militares, militares do Exército e do Corpo de Bombeiros. A previsão é de que mais de 75 mil pessoas participem da reconstituição. Ainda neste sábado, às 16h e 19h, será realizada a cerimônia de celebração dos 108 anos da Assembleia de Deus no Brasil, no Centenário Centro de Convenções, na avenida Augusto Montenegro.

image

Fieis acompanham a programação. Muitos seguem de joelhos pela Presidente Vargas. (Elivaldo Pamplona)

HISTÓRIA

A Assembleia de Deus é fruto do trabalho dos jovens missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. A denominação, que começou em Belém, hoje é a maior igreja pentecostal do Brasil, de acordo com o Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Pará, a igreja conta com mais de 700 mil membros. Em Belém, possui 550 templos e cerca de 150 mil membros, correspondendo a 12% da população da capital paraense. 

A denominação centenária tem uma forte base missionária, com presença em Moçambique, Timor Leste, Indonésia entre outros, porém não só. Aqui em Belém, a igreja possui atuação ativa e diária nas comunidades. Como a entrega de 800 toneladas de alimentos por ano. Cerca de 40 mil famílias de belenenses necessitados recebem o alimento em suas casas.

Em parceria com o Governo Estadual, a igreja também mantém 70 postos de coleta de doação de leite materno, localizado dentro dos templos, o material doado é armazenado em freezer. O leite é recolhido pelo Corpo de Bombeiros e entregue na UTI neonatal da Santa Casa de Misericórdia do Pará. No último ano, a Missão Mais Puro Leite doou 200 litros, o que resultou em 2 mil bebes recebendo o leite. 

Desde 2017, quando a Missão de Construção de Casa foi institucionalizada, já foram construídas, reformadas ou ampliadas 107 casas de membros e não membros da igreja em Belém. A mobilização é feita pelos próprios pastores que arrecadam todo o material necessário por meio de doações, assim como a mão de obra é feita de forma voluntária. 

image Na Praça da República, é realizada a reconstituição de pregações dos fundadores da igreja (Elivaldo Pamplona)

TRÂNSITO

Por conta da programação no centro de Belém pela manhã, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém interditou algumas vias e trajetos de linhas de ônibus a partir das 7h deste sábado. Os ônibus que seguiriam pela rua Marechal Hermes rumo ao Boulevard Castilhos França e avenida Portugal fazem o desvio na travessa Piedade e seguirão pela rua Municipalidade, usando a parada da praça Waldemar Henrique para embarque e desembarque de passageiros. E seguem direto pela área interna da praça dos Estivadores até acessar a Castilhos França em frente à Estação das Docas. 

O mesmo caminho é feito feito pelos ônibus que seguiriam pela avenida Presidente Vargas e que vão desviar pela Boulevard Castilhos França, avenida Portugal, avenida 16 de Novembro, avenida Tamandaré, a destino.

Especificamente, a linha especial Castanheira Ver-o-Peso (Pátio Belém) que cortaria a avenida Presidente Vargas em outros trechos,  faz itinerário pela travessa Padre Eutíquio, rua João Diogo, rua 16 de Novembro, avenida Tamandaré, rua Gama Abreu e avenida Nazaré, a destino.

A linha Marex - Presidente Vargas também vai ter trajeto alterado, seguindo pela travessa Piedade, rua Municipalidade, praça Waldemar Henrique, Boulevard Castilho França, avenida Portugal, rua 16 de Novembro, avenida Tamandaré, rua Gama Abreu, seguindo pela rua Assis de Vasconcelos para seu destino.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM