Moradores liberam pistas na Mário Covas, mas prometem novo bloqueio nesta quarta de manhã

Foram 14 horas de protestos durante o segundo dia de atos mantidos pela comunidade da Rua dos Comerciários

Redação integrada de O Liberal
fonte

Após 14 horas consecutivas de protesto, o trânsito na avenida Mário Covas foi finalmente liberado por volta das 23h desta terça-feira (4). Desde as 9h um grupo de 50 moradores mantinha o fechamento da via. Eles pedem a conclusão de obras de asfaltamento e de saneamento da rua dos Comerciários, no bairro da Cabanagem, em Belém, e prometem fechar mais uma vez as pistas da Mário Covas às 6h desta quarta (5). Os atos iluminaram a noite desta terça. Veja imagens:

 

 

Este foi o segundo dia de bloqueio. Na última segunda (3), os manifestantes já haviam se revezado por outras 15 horas seguidas, das sete da manhã às 22h30. Eles dizem que não há previsão para a suspensão do bloqueios sucessivos programados. Segundo as lideranças, as ações devem continuar até que a comunidade tenha uma resposta da Prefeitura de Belém ou do governo do Estado sobre a retomada das obras na rua dos Comerciários.

NOVOS ATOS ESTA QUARTA

Jedson Rabelo, um dos participantes do protesto, confirma que os atos devem continuar nesta quarta-feira (5). "Moro há dez anos na Rua dos Comerciários e há dez anos é o mesmo caos. Essa é uma rua de suma importância, que liga a Mario Covas à principal rua do bairro da Cabanagem. Nela tem escola, creche, igreja. Entra ano, sai ano, entra governo, sai governo, é sempre a mesma coisa. Todo ano de eleição recebemos as visitas de candidatos a vereador, deputado... Mas basta passar a eleição que eles somem", reclama.

image Atos resistiram pela segunda noite na Mário Covas (Lázaro Magalhães)

De acordo Jadson, há quatro anos a via recebeu drenagem e terraplenagem até a metade de sua extensão, de pouco mais de 850 metros, restando apenas a pavimentação asfáltica. Mas a empresa responsável pela obra foi embora deixando o serviço inacabado. "O serviço que eles fizeram aqui não presta mais pra nada porque tá todo assoreado. E a outra metade da rua pra Benjamin está totalmente intrafegável. Na época, havia uma placa dizendo que o valor da obra era de R$ 4 milhões, a gente quer saber pra onde foi esse dinheiro. Queremos que pelo menos um representante da Prefeitura venha nos dizer o que e quando vai ser feita alguma coisa. E se não for fazer, que diga também, porque aí a comunidade se reúne e faz. Mas até agora não tiveram a digninidade de enviar ninguém pra falar com a comunidade."

MOBILIZAÇÕES CRESCEM

Arquimino Ribeiro, uma das lideranças do protesto, destacou que o movimento ganhou mais adesões nesta quarta-feira, reunindo quase 250 pessoas. E ao longo do dia foram feitas novas articulações para ampliar o ato previsto para a quarta. "Pedimos desculpas pelos transtornos, sabemos que a população está sendo prejudicada. Mas, entendam que esse ato é de desespero. Infelizmente a via continuará fechada na manhã desta quarta-feira, e esperamos contar com a colaboração e outras lideranças para ampliar o movimento. Pra que? É pra prejudicar os outros? Não, é pra chamar a atenção desse governo que dá as costas pra gente e só aparece no período de eleição", diz.

image Moradores atearam fogo na pista: terça registrou confrontos no bloqueio (Lázaro Magalhães)

O protesto continua sendo acompanhado por guarnições da Polícia Militar e agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito de Ananindeua (Semutran).

AMEAÇAS

Na tarde de hoje, um motoqueiro irritado com a interrupção no trânsito chegou a proferir ameaças aos manifestantes e furar o bloqueio. Mas a Polícia foi logo chamada e manteve a situação sob controle.

Arquimino informou também que a queima de pneus foi suspensa na área do protesto, onde só permanecem entulhos de madeira queimada. Mas as lideranças já ventilam a possibilidade de fechar a avenida Augusto Montenegro e a BR-316.

"Já fizemos apelo para os vereadores, ao prefeito e até pro governador e não tivemos êxito em nada, ninguém mandou uma resposta pra comunidade. Não vamos parar enquanto não vier uma resposta. Hoje já temos 250 pessoas integrando essa mobilização e está vindo mais gente, que pretende ficar aqui até de manhã", informou. Uma assembleia a ser realizada ainda hoje vai definir se os manifestantes permanecerão no local pela madrugada ou não.

image Paus, pneus e entulho queimados amanhecem na pista: novo bloqueio é esperado (Lázaro Magalhães)

ENGARRAFAMENTOS

Com o bloqueio deste segundo dia de protesto, o trânsito voltou a ficar difícil nos perímetros da Mário Covas que dão acesso ao local onde se concentram os manifestantes, entre as avenidas Hélio Gueiros e Independência. O fluxo da avenida Independência, no sentido Augusto Montenegro-Ananindeua também acabou comprometido.

Com o trânsito parado, motoristas tiveram que deixar os automóveis. Usuários dos transportes urbanos relataram ter passado horas dentro dos ônibus. Muitos também precisaram de paciência extra para aguardar pelos coletivos em paradas.

image Estudante compartilhou sufoco em ônibus na Independência: três horas de espera (via redes sociais)

"Estou mofando no ônibus desde 11h30. Tudo parado. Só motos estão conseguindo transitar. Um carro ou outro passando, mas só no sentido Cidade Nova", relatou neste início e tarde a estudante Yasmin Paola, por suas redes sociais. Segundo a postagem da jovem, agentes trânsito tentavam contornar o engarrafamento na Independência, para liberar parte da via aos coletivos no sentido Belém. "Há muitos ônibus parados no cruzamento da Independência com Mário Covas".

image Atos completam segundo dia: moradores pedem saneamento (Cláudio Pinheiro)

OBRAS PARADAS

O protesto dos moradores da rua dos Comerciários, que fechou a Mário Covas desde as 7h da segunda-feira (3), teve uma trégua após as 22h30. Mas na manhã desta terça (4), novamente os moradores voltaram a fechar a via. Veja imagens do protesto de ontem:

A comunidade pede drenagem e pavimentação para a rua dos Comerciários, que há quatro anos espera a conclusão de obras anunciadas pela Prefeitura de Belém e há dez sofre com buracos, lama e lixo. A interdição ocorre mais uma vez na avenida Mário Covas com a rua dos Comerciários, entre as avenidas Independência e Transcoqueiro. Veja imagens do ato desta segunda de manhã:

 

Para bloquear a via, os manifestantes ocuparam as duas pistas da Mário Covas e também atearam fogo em pedaços de pau e pneus. Uma guarnição da Polícia Militar e agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito de Ananindeua (Semutran) acompanharam o ato nos dois dias e, mais uma vez, prestaram apoio a motoristas esta terça. 

Os moradores garantem que o ato deve prosseguir até que a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado sinalizem com respostas efetivas para resolver o problema da área. Esse propósito já era ressaltado nos atos mantidos na noite da segunda-feira. Veja:  

 

 

MORADORES AGUARDAM POSIÇÕES

 Em nota divulgada no início da tarde desta segunda-feira (3), a Secretaria de Saneamento (Sesan) da Prefeitura de Belém disse que as obras previstas para a Rua dos Comerciários, no bairro da Cabanagem, fazem parte de um convênio com o Governo do Estado.

Segundo a PMB, para a realização de obras de pavimentação e drenagem, a Sesan "aguarda a aprovação da prestação de contas para liberação da próxima parcela do convênio para a retomada das obras".

Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), do Governo do Estado, informa que o convênio firmado com a PMB, em 2016, previu o repasse de recursos para a realização de obras diversas na capital. Duas parcelas chegaram a ser repassadas à administração municipal. Entretanto, não houve prestação de contas da PMB sobre os recursos destinados. Assim, por questões legais, a Sedop não pode fazer novo repasse até que a referida prestação de contas seja entregue.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM