CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Moradores denunciam suposto crime ambiental no Rio Benfica em Benevides

Suposto crime ambiental estaria sendo praticado por uma fábrica de tintas em afluentes do Rio Benfica, junto a nascente no bairro Begolândia

Redação Integrada
fonte

Moradores do município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém (RMB), denunciam à Redação Integrada, na tarde deste domingo (25), um suposto crime ambiental praticado por uma fábrica de tintas em afluentes do Rio Benfica, junto à nascente do rio no bairro Begolândia. 

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Benevides foi contatada e ficou de dar retorno à equipe da Redação Integrada, após apurar a denúncia junto à secretaria municipal de Meio Ambiente. 

Os moradores afirmam que o problema é antigo, mas neste final de semana, o resíduo químico vem gerando um odor quase insuportável, o que provocou inclusive a saída de algumas famílias do bairro, nesta noite de sábado para este domingo, por impossibilidade de conseguirem dormir em suas residências. 

"Desde ontem (sábado, 24), e ainda não parou, está com o cheiro insuportável algumas famílias tiveram que se retirar ontem para dormir fora por causa da intoxicação no ar''. Começa na rua Otília Begot e atravessa o bairro (Begolândia), se estende pela avenida Perimetral em Benevides até Benfica descendo o rio", afirmou um morador, que pediu para não ser identificado. 

Em imagens enviadas, fotos e vídeos, é possível ver peixes mortos e resíduos amarronzados de textura bastante densa sobre os cursos d'água, que seriam os afluentes do rio Benfica. 

"Provavelmente, é thinner ou aguarrás. O bairro inteiro de Begolândia está sendo afetado e até agora (nesta tarde de domingo) ainda está o cheiro forte, mas isso vem de muito antes e vem adoecendo as pessoas por aqui, com doenças respiratórias", disse o morador. 

O thinner é um tipo de diluente com alto poder de obstrução, feito a partir da mistura de compostos químicos e de solventes. Já a aguarrás é uma mistura de químicos, utilizada principalmente como solvente de tintas e também na fabricação de ceras, graxas e tintas.

Entre as imagens enviadas pelos moradores também aparecem as manchas entre pequenas vegetações sobre as águas.

Prefeitura diz que apurará a denúncia


Procurada pela redação integrada de O Liberal, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Benevides informou que não recebeu reclamações da denúncia, em questão, mas afirmou que enviará técnicos da Secretaria Municipal de Meio ambiente (Semmat), para avaliar a situação e tomar providências junto à empresa, cujo nome não foi divulgado. 

A Prefeitura Municipal de benevides disse também que disponibiliza o Disque Denúncia Ambiental para denúncias de irregularidades voltadas ao meio ambiente. O número do Disque Denúncia Ambiental é (91) 9.8411-5516 .

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM