Moradores de Belém reclamam da coleta de lixo

Prefeitura diz que serviço obedece a um cronograma

Redação Integrada
fonte

Alguns moradores da capital tiveram que lidar com uma situação nada agradável na virada do ano. Em vários pontos da cidade pilhas de lixo doméstico e entulho se acumularam, gerando muitas reclamações quanto ao serviço de coleta da Prefeitura. 

O problema, segundo pessoas da comunidade ouvidas pela Redação Integrada de O Liberal, teria sido gerado pela falha no recolhimento de lixo nos últimos dias que antecederam o reveillon. A Prefeitura de Belém, no entanto, argumenta que o serviço foi realizado no perímetro urbano, obedecendo ao cronograma de coleta.

Na esquina da avenida Senador Lemos com a travessa Mauriti, à altura do Canal do Galo, no bairro do Barreiro, o ponto de descarte de lixo doméstico que existe na área estava abarrotado. Segundo moradores da área, há pelo menos três dias a coleta não era feita pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). 

Ainda na avenida Senador Lemos, no trecho entre as travessas José Pio e Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo, a falha no serviço era perceptível pela presença de três pontos de descarte onde o lixo se acumulava. O autônomo Alexandre Corrêa, que reside naquele perímetro, informou à reportagem que os caminhões coletores de lixo costumam passar em locais alternados - um segue pela Senador Lemos até a José Pio, e outro pela José Pio até a Djalma. "Eles não passaram nesse segundo trecho hoje", contou.

Luís Ratis, operador de refrigeração, mora na avenida Pedro Miranda, bairro da Pedreira, e confirma a falha no serviço da Sesan. "Esse lixo está acumulado aqui perto da ponte da Antônio Baena com a Pedro Miranda desde a manhã. Não teve coleta", contou. Na calçada, lixo e entulho se misturavam e atrapalhavam a passagem de pedestres. Em meio à montanha de resíduos, podiam ser vistos itens como um bidê, um colchão, pedaços de madeira e até a estrutura de uma cama box.

No canteiro central da avenida Marquês de Herval com a travessa Antônio Baena também havia uma grande quantidade de lixo e entulho depositados próximo ao canal que corta esta última via.  

Em nota, a Prefeitura de Belém esclareceu que "em todos os locais citados a coleta do lixo domiciliar é feita três vezes por semana. Nesta quarta-feira (2), equipes da Sesan farão a retirada do lixo e do entulho nessas áreas". A PMB também informou que a coleta do lixo nos locais citados pela reportagem foi feita no final de semana e que não houve paralisação dos garis na semana passada, como chegou a ser ventilado. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM