"Marcha contra as drogas e a Violência" mobiliza centenas este sábado em Belém
Caminhada parte às 8h horas da Praça da República e pede combate e atenção a políticas de prevenção

Uma grande caminhada marcada para a manhã deste sábado (8) chamará atenção a políticas de prevenção e combate ao uso de drogas no Pará. O ato é organizado pela Frente Pará Contra as Drogas, e começa partir das 8h. A "Marcha 2019 Contra as Drogas e a Violência", reunirá alunos das escolas das redes pública estadual e municipal, privada, professores, religiosos, representantes de entidades como Seção Pará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público e sociedade civil. A concentração ocorre na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz, na avenida Presidente Vargas.
"O objetivo é criar uma cultura contra as drogas e a favor da paz, mobilizar a juventude para dizer não às drogas, envolver instituições públicas e privadas, autoridades políticas, militares e eclesiásticas no enfrentamento ao problema e reivindicar aos governantes mais escolas de tempo integral, além de mais espaços públicos de lazer e para a prática de esportes. Também queremos cobrar dos órgãos a prevenção ao abuso de drogas nas escolas e universidades públicas. Somos contra a legalização, regulamentação e liberação das drogas no Brasil", diz a coordenação do evento.
SESSÃO NA ALEPA
Em nenhum momento, porém, os organizadores citam as necessidades de reforço de políticas publicas ou investimentos das redes municipais e estadual de saúde para o atendimento relacionado aos problema da dependência.
Porém , o ato também convoca belenenses a participarem da sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado pelo Dia Mundial do Combate ás Drogas, dia 27 de junho, às 14h. A sessão terá presença de Quirino Cordeiro Júnior, Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas.
MARCHA
A "Marcha 2019 Contra as Drogas e a Violência" é organizada pelo pastor Walmir Gomes, bacharel em direito, pedagogo, professor, jornalista e teólogo que fundou a primeira Comunidade Terapêutica do Pará para dependentes químicos, em 1988.
Gomes ajudou a fundar a Federação das Comunidades Terapêuticas do Pará e também é ex-presidente do Conselho Estadual sobre Drogas, onde atuou por dois mandatos. Ex-membro do Conselho de Direitos Humanos, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará (Sejudh), e do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Ministério da Justiça ), Walmir também é presidente da Frente Pará Contra às Drogas e vice-presidente da Frente Brasil Contra às Drogas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA