Lar de Maria completa 75 anos de obras sociais
A associação desenvolve trabalhos assistenciais a crianças, adolescentes e idosos

A Associação Assistencial Espírita Lar de Maria completou, nesta segunda-feira (15), 75 anos de existência. A data foi comemorada com uma programação de encontros realizada desde a última sexta-feira (12), reunindo famílias atendidas em ações sociais, membros da casa espírita e a comunidade em geral para celebrar a trajetória de ações doutrinárias e de promoção social.
Fundada em 1947, por Oli de Castro, a entidade tem como objetivo atender crianças, adolescentes, idosos e famílias através do desenvolvimento de projetos sociais. Atualmente, a casa espírita atende 140 crianças, 45 adolescentes, 60 idosos e 153 famílias. Uma das famílias atendidas é da empregada doméstica Josilene de Souza, de 44 anos, mães de duas adolescentes que frequentam a instituição a cerca de 10 anos. Ela, que é natural do Maranhão, relembra o quanto o Lar de Maria foi importante na vida dela e das filhas depois que o marido faleceu.
"Quando perdemos o meu marido, pai delas, que era um amigo, parceiro, nós ficamos sem estrutura e o Lar de Maria, as pessoas daqui, nos ajudaram muito. Psicólogo, assistente social, se não fosse isso eu não sei como seria. Eu sou muito grata pelas pessoas daqui, eu posso ir trabalhar e não me preocupar porque as minhas filhas ficam seguras aqui, eu tenho a certeza que elas são bem cuidadas por todos. Fazer parte desse momento de celebração é algo muito especial", declara.
Atendimento de demanda espontânea
No Lar de Maria, as crianças e os adolescentes são atendidas diariamente, no contra turno escolar, com alimentação, recreação e atividades socioeducativas. Já os idosos são atendidos no período da manhã com oficinas socioeducativas, grupos de acolhimento, trabalhos manuais, ioga, dentre outras atividades. As famílias fazem parte de um trabalho continuado da casa espírita, com reuniões quinzenais, encaminhamento para rede de serviço e grupo de acolhimento. O Lar de Maria atende de acordo com uma demanda espontânea, mediante análise socioeconômica e disponibilidade de vagas.
Para Marilucia Raulino, uma das diretoras de Assistência Social, celebrar mais um aniversário do Lar de Maria é reflexo do trabalho desenvolvido pela associação."É uma alegria muito grande pra gente, principalmente pelo trabalho que a gente realiza, o impacto que isso provoca na nossa criança, na condição de vida do idoso, da família, do adolescente, isso nos deixa muito feliz, nós que somos beneficiados", avalia.
"Daí de graça, de graça recebeste"
O nome da associação faz alusão a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, segundo explica Ramon Barros, diretor administrativo e financeiro do Lar de Maria. "É a mesma Virgem Maria do Círio de Nazaré, não há diferença. É com base nessa doação como mãe que nós fazemos há 75 anos esse trabalho de assistência totalmente gratuito", pontua.
Barros ainda acrescenta que Oli de Castro e um grupo de pessoas espíritas organizaram campanhas para concretizar o projeto do Lar de Maria em 1947. Lar esse que se consolida com um senso empreendedor aguçado do grupo que o fundou, contando ainda com o apoio de outros empreendedores sociais. Por isso, celebrar a fundação da casa espírita é honrar o trabalho dos fundadores da associação. "É uma honra muito grande esse momento porque ele entrega para sociedade paraense 75 anos de bons serviços com o auxílio de Maria."
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA