Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Jornalista Claudia Matarazzo lança, em Belém, livro que valoriza a comida regional brasileira

“É um livro para quem gosta de cozinhar, comer e ama o Brasil”, disse

Dilson Pimentel

Um livro para quem gosta de cozinhar, de comer e ama o Brasil. Assim a jornalista Claudia Matarazzo define seu livro “Mesa Brasileira: guia para degustar e servir melhor nossa comida regional”. Em Belém, o lançamento da publicação vai ocorrer, nesta quinta-feira (28), a partir das 19 horas, na livraria Leitura, no Shopping Pátio Belém.

Trabalhando no programa global Mais Você, com Ana Maria Braga, Claudia Matarazzo é escritora, apresentadora de rádio e televisão. É autora de 19 livros sobre etiqueta, casamento, comportamento, etiqueta inclusiva e realiza palestras em todo o país.

Em entrevista à Redação Integrada, nesta quarta-feira (27), ela falou sobre o livro, que tem o intuito de enaltecer a gastronomia brasileira. “A gente tem um produto nosso, que é tão importante, como a nossa gastronomia, e nós, brasileiros, não valorizamos o suficiente. E, fora do Brasil, é muito valorizada”, disse. Tanto a gastronomia brasileira atrai chefs do mundo inteiro.

Claudia Matarazzo gosta de comer, de cozinhar e viaja muito pelo Brasil e, por isso, resolveu falar um pouco da comida regional. “Como servir, como comer, o que que é, porque o brasileiro não conhece. Brasileiro vai para a Bahia e come acarajé ou camarão. Ponto. E só. Não. Vai além. Tem pescados maravilhosos. Ou vem para cá e come pato no tucupi. É uma maravilha. Mas tem mais. Tem peixes de rio, um melhor que o outro”, disse.

LEIA TAMBÉM:

Veja como fazer um tradicional 'Pato no Tucupi' do Círio de Nazaré

Livro tem como curador chef doutor em história da gastronomia

A ideia, portanto, foi aprofundar um pouquinho a comida regional. Para isso, ela dividiu o livro pelas regiões brasileiras e chamou 12 chefs. “Não sou chef e nem especialista”, ressalvou. Ela teve como curador do livro o chef Carlos Ribeiro, que é também doutor em história da gastronomia. “Ele sabia muito mais até para poder me ajudar a costurar o livro. Ele conhecia chefs do Brasil inteiro e o livro saiu com mais consistência”, afirmou.

A jornalista começou a fazer a pesquisa antes da pandemia. O livro foi feito em quatro meses, mas ela já vinha fazendo a pesquisa fazia um ano. “São 30 anos viajando. Quando chego em qualquer lugar, no dia seguinte já vou ao mercado, comprar, pesquisar, experimentar”, contou.

Como grande surpresa durante essa pesquisa, ela citou a damorida, uma receita indígena de Roraima. “É um cozidão, pode ser com peixe, frango ou cogumelo. Tudo isso é cozido e moqueado e, depois, vai em um caldo com pão ou tapioca. É muito gostosa”, afirmou.

Ela também citou o aluá, uma bebida do Nordeste. “Nas famílias baianas mais tradicionais, ainda servem nas festas, mas é muito do interior. É uma bebida refrescante. Abacaxi, com gengibre, rapadura. Fica fermentando por cinco dias e toma gelado. Muito gostoso. E ninguém pede Aluá na Bahia”, contou.

Livro tem informações sobre 103 pratos e 20 receitas

O livro traz 103 pratos, 20 receitas e cinco menus regionais. Uma das receitas é o pato no tucupi, da família Martins, de Belém. “Peguei a região, localizo um pouco a história da região, tem as chefs que falam e tem algumas coisas bem típicas, como farofa e farinha. E há curiosidades históricas. E tem as receitas: o pescado, o bolinho, o tacacá, a maniçoba, tucunaré, como é que come. As dicas”, explicou.

A jornalista Claudia Matarazzo disse que o que chama a atenção é a diversidade, a riqueza. “A sofisticação dos nossos sabores, que são muito especiais e variados. Aqui é uma loucura de variedade e exotismo de sabor. Por isso os chefs vêm para cá. É muita alternativa para quem cozinha”, afirmou. Ainda segundo ela, os pratos do livro podem ser feitos em casa. “O livro tem essa pegada: explica o que é e como se come. É para quem quer uma coisa prática. E tem as receitas certinhas também”, afirmou.

 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM