CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ilha de Mosqueiro registra praias vazias durante o feriado

Com proibição da presença de banhistas, vendedores reclamam do baixo movimento

Eduardo Rocha
fonte

Na quarta-feira (10) e nesta quinta-feira (11) pela manhã, houve fluxo de veículos na pista da rodovia BR-316 rumo a cidades com praia no Estado. No entanto, por conta decreto estadual com medidas preventivas à covid-19, não foi permitida a presença de banhistas nas praias, como as da Ilha de Mosqueiro, um dos locais mais procurados em feriados e férias no Estado.

 

Nas praias do Chapéu Virado, Farol e Murubira, o que se viu não foram famílias de visitantes em geral, mas policiais e bombeiros na fiscalização para cumprimento da legislação vigente. Os comerciantes desses espaços enfrentam a falta de venda de refeições e bebidas ao público.

image Nas praias, mais policiais do que banhistas (Thiago Gomes/O Liberal)

Nas praias do Farol, Murubira e Chapéu Virado, somente algumas pessoas se aventuravam a ingressar na água quando a fiscalização saía. Os bombeiros chegaram a orientar dois banhistas a deixar o local. Policiais da Ronda Tática Metropolitana (Rotam) da Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal de Belém atuam nas praias da ilha.
Policiais verificaram pessoas sem máscaras no calçadão de praia e as orientaram  a apanhar os equipamentos. Essas pessoas aguardavam pelo preparo de um almoço em uma das barracas. 

O foco dos fiscais é não deixar ocorrer a aglomeração de pessoas nesses locais, o que favoreceria o contágio do novo coronavírus. No domingo anterior, dia 7, como informou o Corpo de Bombeiros, mais de 800 pessoas se aglomeraram na Ilha do Mosqueiro. 

Bruno Rodrigues, gestor hospitalar e enfermeiro, 41anos, compareceu ao Mosqueiro. “Mesmo que as pessoas tenham direito ao entretenimento e busquem lazer fora da sua cidade, por meio das estradas, em balneários, é preciso entender que ainda assim há necessidade do isolamento parcial, em que você está indo para uma outra cidade, mas deve se manter longe de multidão, longe de grupos, manter o uso da máscara, mesmo”.

image Apesar da fiscalização, algumas poucas famílias arriscaram um passeio na praia (Thiago Gomes/O Liberal)

A comerciante Vera Martins, dona de um restaurante na praia, em Mosqueiro, destacou que “não tem ninguém  na praia, todo mundo está respeitando,  ninguém está vindo para a praia mesmo”. “Estamos fazendo delivery, mas é bem fraco o movimento. Quem vem para a praia quer ficar na praia;  a pessoa quer almoçar na  praia, quer um solzinho, e, então, para a gente, mesmo fazendo delivery, não está bom, está bem ruim”, observou.

Vera mora no Mosqueiro.  Ela disse que os barraqueiros estão perdendo produtos e será muito difícil para eles reabrirem seus negócios.  “Eu entendo que existe a pandemia, mas as pessoas que vêm para a praia estão cansadas, de ficar em casa. Então, não havendo aglomeração, se tiver duas, três pessoas, com máscara e respeitando um ao outro, eu penso que não precisa ser tão rigoroso, acho que pode relaxar um pouquinho”, completou.

Na estrada

A reportagem de O Liberal verificou o movimento de saída de veículos na rodovia BR-316, o qual foi considerado normal por agentes de Trânsito do Detran PA até o quilômetro 18.

Até o começo da tarde, foi registrado apenas um acidente sem maiores danos, e foram 56 veículos por minuto até o começo da tarde.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM