Hemopa registra queda de 50% nas doações em dezembro

Hemocentro realizará ações intensivas em vários pontos da cidade

Redação Integrada
fonte

A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) está fazendo campanhas durante o mês de Dezembro para incentivar a população em prol da doação de sangue por meio de ferramentas de mobilização social. Segundo a instituição, o número de doações cai em 50% no mês natalino. Segundo o hemocentro, diariamente são necessárias, em média, 350 doações, mas apenas 180 são registradas nesse período. 

O Hemopa divulgou um calendário de ações na unidade móvel em diversas instituições públicas e privadas de educação, saúde e segurança da capital, que começou no último dia 4 e segue até o dia 28 desse mês. Nesta quinta-feira, 6, as doações ocorrerão no Instituto Federal do Pará (IFPA), localizado na avenida Almirante Barroso. De acordo com a gerente de captação de doadores do Hemopa, Juciara Farias, além das campanhas são desenvolvidas palestras e formação de multiplicadores voluntários que ajudam nas caravanas solidárias. "O Hemopa trabalha 100% com voluntários. As pessoas precisam se unir na promoção da doação de sangue para atender as necessidades dos hospitais em todos os períodos. Na época do Natal não é diferente", afirma. O calendário está disponível na página do hemocentro no Facebook . 

Regiane Souza, 38, sentiu de perto a importância da doação de sangue para a vida das pessoas. Ela fez campanha para arrecadar bolsas de sangue para o pai que está internado no Hospital de Pronto Socorro Municipal do Guamá com quadro de hemorragia digestiva interna. Hoje ele já está fazendo o tratamento e recebendo o transplante do sangue doado por voluntários durante a campanha feita pela filha. A recepcionista também fez este ano uma campanha para ajudar uma amiga. Ela conta que mobilizou a família, amigos e colegas de trabalho. "Eu fiz folders com as informações para doação e compartilhei entre todos e nas redes sociais. Mobilizei muitos e orientei outros sobre como ser doador. As doações salvam vidas e é uma forma de ajudar a quem precisa. A gente vê que muitas pessoas precisam, pelos mais diversos motivos e a doação é feita em minutos. Basta ir no hemocentro, fazer os exames e começar a doar", afirma. 

Podem doar sangue pessoas de 16 a 69 anos, a partir de 50 kg e bem de saúde. As doações podem ser feitas na sede do Hemopa, localizado na travessa Padre Eutíquio, 2109, no bairro Batista Campos; e nas unidades de coleta dos shoppings Castanheira e Pátio Belém. Os interessados passaram por exames e triagem. O horário de funcionamento é de 7h30 às 18h na sede e no Castanheira; e 10h às 17h no Pátio Belém. O Hemopa realiza ainda na última semana de cada mês uma campanha intensa na Estação Cidadania de Icoaraci, no horário de 8h às 13h de segunda a sexta-feira. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM