CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Grupo convida voluntários para mutirão de limpeza na praça Princesa Isabel

A ação será realizada na manhã deste sábado (24)

Tainá Cavalcante

A associação Amigos de Belém realiza neste sábado (24) mais uma edição do projeto "Catamor", um mutirão de limpeza que visa aumentar a recuperação de materiais recicláveis na Região Metropolitana de Belém (RMB). Segundo Paulo Pinho, doutor em Gestão de Resíduos Sólidos e presidente da Associação, o trabalho pretende melhorar a renda do catador de Belém, "que hoje é em média R$ 600, assim como aumentar a vida útil do aterro de Marituba e também sensibilização a população sobre o quanto estamos jogando dinheiro fora ao jogar tudo dentro do mesmo saco".

Realizada na Praça Princesa Isabel, no bairro do Condor, a ação, que convoca voluntários para a coleta de resíduos, tem início marcado para às 9h e deve se estender até às 10h30. Nesse período, a associação vai percorrer o entorno do local, onde funciona o principal porto que conduz visitantes à ilha do Combu. O objetivo é limpar o local e conscientizar sobre os desafios da gestão do lixo na capital.

"Essa iniciativa é uma continuidade das ações que estamos fazendo no Combu, onde semanalmente recolhemos o material reciclável de cinco restaurantes" aponta Paulo, lembrando que, nesta sexta-feira (23), às 14h, uma oficina de compostagem será promovida para os donos de restaurantes e ribeirinhos do Combu para que aprendam a tratar a fração orgânica dos seus resíduos.

image Ação do Catamor em balneário (Arquivo)

Segundo a associação, Belém produz 1800 toneladas de resíduos por dia. Cerca de 500 mil quilos de lixo são despejados mensalmente nas ruas e canais da cidade. Tudo isso gera um elevado gasto de dinheiro público, além de prejudicar a qualidade de vida, já que agrava alagamentos, atrai insetos e roedores. “Por tudo isso, conversar sobre lixo é também conscientizar sobre a nossa saúde e a nossa relação com a cidade”, destaca Paulo, pontuando que uma conversa sobre a gestão dos resíduos e reciclagem também será realizada durante a ação com voluntários - entre eles, 13 adolescentes da etnia Warao.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM