Funpapa entrega primeira casa de autogestão para os Warao

Na casa, foram instaladas redes de dormir, respeitando as características da etnia

Redação Integrada ORM
fonte

A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), entregou, na manhã desta quinta-feira (18), a primeira casa que vai acolher os indígenas da etnia Warao. Será a primeira casa de autogestão monitorada no município de Belém. Os próprios indígenas vão administrar a casa. E, duas ou três vezes por semana, a equipe da Funpapa irá à casa para fazer um monitoramento. Na casa, foram instaladas redes de dormir, respeitando as características dessa etnia.

No total, três espaços de acolhimento serão oferecidos para atender as necessidades dos venezuelanos. As casas de autogestão monitorada fazem parte do plano para atendimento socioassistencial e integração de refugiados venezuelanos na cidade de Belém, que serão monitoradas pela Funpapa.

Os espaços serão destinados aos indígenas da etnia Warao, com aluguel garantido pelo Poder Público Municipal através de recursos federais, com apoio de gêneros básicos de alimentação, higiene e limpeza.

As casas de autogestão monitorada baseiam-se na autonomia e independência de seus moradores, respeitando as escolhas culturais dos grupos, mantendo os vínculos familiares e os de afinidade. 

A casa entregue nesta quinta-feira conta, ainda, com a infraestrutura adequada para atender 50 moradores, oferecendo condições dignas de sobrevivência. O endereço é na avenida Perimetral, 1642, entre Enéas Pinheiro e Barão do Triunfo, no bairro da Terra Firme).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM