Sermão dominical destaca a soberba como patologia social

O tema fez parte da leitura do evangelho deste domingo (1º), em missa realizada na sede de O Liberal

João Thiago Dias
fonte

As missas dominicais celebradas na sede do jornal O Liberal, no bairro do Marco, tem atraído a participação da comunidade católica do entorno não apenas pela comodidade do local e do espaço, como pelos temas abordados na eucaristia. Os encontros semanais são geralmente conduzidos pelo Padre Cláudio Pighin, mas, excepcionalmente, abrem espaço para outros sacerdotes, e têm nos temas dos sermões o principal componente integrador.

A cerimônia deste domingo (1º) foi ministrada pelo frei Francisco Mendes, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, localizada no município de Marituba. Em sua pregação, ele destacou a tentação da soberba e do orgulho imposta pelo culto da sociedade moderna e que hoje se tornou quase uma patologia social. A busca pela riqueza material e pelo status social ocupam cada vez o foco do indivíduo, afastando-o daquela que deveria ser a missão diária do verdadeiro cristão: a busca pela essência da verdadeira comunhão com o Criador para a construção de uma sociedade mais tolerante e menos egoísta.

"Neste dia, estamos vivendo o 22º domingo do tempo comum. A grande proposta da liturgia, por meio da leitura do evangelho, é que nos disponhamos a olhar para a nossa atitude diante da crença que sustentamos ter em Deus. Aquele que se mostra soberbo e põe o seu 'eu' diante da figura do próprio Pai supõe uma existência independente da presença divina e fere o primeiro mandamento, que lembra ao cristão que é Deus quem deve ser amado acima de tudo", ressaltou frei Francisco.

"A palavra diz que a pessoa que coloca o status na frente de tudo na vida precisa descer. Precisa se perceber na realidade de que ele é um irmão. Por isso o evangelho diz que aquele que se exalta será humilhado e o que se humilha será exaltado", ao alertar que os títulos sociais não são prioridade. "Mesmo que tenhamos funções sociais, títulos na sociedade, devemos lembrar sempre que esses status não podem ser a nossa essência, porque somos e devemos nos comportar como filhos de Deus e irmãos. Enquanto não conseguirmos ter esse olhar, continuaremos vivendo em uma sociedade intolerante e egoísta".

A reflexão foi um momento de comunhão em família para David Carvalho, que sempre participa das missas dominicais na sede do Grupo Liberal ao lado da esposa e da filha. "É sempre muito importante poder ouvir uma palavra como essa ao lado da minha família. Essa iniciativa de O Liberal é muito bem vinda e importante para a comunidade", avaliou David.

Serviço:

A missa na sede de O Liberal é realizada todos os domingos, de 11h às 12h, no hall de entrada do prédio, localizado na avenida Romulo Maiorana, bairro do Marco, em Belém. A celebração é aberta a toda a comunidade com estacionamento grátis e autorização do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM