Folia também é tempo de ganhar renda extra

Pequenos empreendedores atendem o público em busca de adereços alternativos

Tainá Cavalcante
fonte

Entre glitters, adereços, fantasias e muita festa, os foliões aproveitam o período carnavalesco para enfeitar corpos e avenidas. As vendas no comércio costumam aumentar significativamente nesse período e, nos últimos anos, com a influência das redes sociais, pequenos empreendedores estão aproveitando a época para garantir uma renda extra.

O essencial para transformar a folia em lucro é a criatividade. A cada ano, novas ideias surgem e se tornam as queridinhas do Carnaval. Desde 2019, as tiaras temáticas, por exemplo, estão entre os principais adereços adotados pelo público. Foi aproveitando esse embalo que a professora aposentada Silvia Saldanha criou, neste ano, o “Tiaras de Gal”. “A ideia surgiu a partir dos meus filhos, pelo simples fato de eu reclamar de tiaras que via algumas pessoas fazendo. Achava o acabamento mal feito e o preço exorbitante. Foi aí que decidi fazer algo de qualidade e com preço mais acessível”, conta, pontuando que as travessas têm valor de R$ 15 a R$ 30 e que o retorno tem sido positivo", conta. “Você faz um dinheirinho, sim. Eu tenho tiaras reservas, à pronta entrega, mas a maioria das pessoas me pede algo específico e eu vou produzindo de acordo com o gosto de cada um”, completa.

A principal plataforma de venda de Silvia é o Instagram. Ela avalia que, não só pelo 'boom' das redes sociais, mas principalmente pela conscientização quanto a importância de consumir produtos de pequenos empreendedores, o “Tiaras de Gal” deve crescer e passar a fazer produtos para outros períodos festivos, como a quadra junina, Natal e até encomendas escolares para eventos específicos.

“O pequeno empreendedor precisa que o trabalho dele seja reconhecido e divulgado. Então, se eu posso comprar dele, e é um trabalho de qualidade e com preço mais acessível, vale mais a pena!”, ressalta, ao acrescentar que a atividade tem ido muito além da renda extra e acabou se tornando uma terapia.

“Esse trabalho veio me ajudar de várias maneiras: ajuda na renda, mas também veio para mim como uma terapia, porque depois que eu parei de trabalhar e por conta de um tratamento de saúde, eu comecei a ficar muito ansiosa, presa dentro de casa e aí a gente pensa em várias coisas negativas. Então, as tiaras vieram para amenizar meus pensamentos, acabo me distraindo e o boca a boca reforça a marca e, quando você vê, isso é que está te motivando, te ajudando a seguir”, garante.

Glitter biodegradável dá brilho especial à festa

A publicitária Jade Ruffeil também não deixou passar batido a temporada dos bloquinhos e, quando voltou a morar Belém, em 2018, trouxe com ela a idealização da “Mais Glitter”, sua loja online que começou em junho, na época da Copa do Mundo, mais teve seu ápice no Carnaval de 2019.

“Acredito que o glitter esteja relacionado à alegria, bons momentos e muita felicidade”, avalia Jade, que é responsável por toda a gestão do projeto, desde a compra até a emb alagem f inal do produto: um colar com um potinho de glitter em diferentes cores, brilhos e formatos e com a possibilidade de ser biodegradável.

“O colar é um acessório que deixa o look descolado e despojado. E a intenção é também que as pessoas possam levar para onde forem para poder retocar ou compartilhar com os amigos e deixar todo mundo brilhoso”, explica.

Assim como Silvia, ela acredita que o segredo para as vendas está na qualidade com o preço justo. “Os foliões procuram por algo diferente e acredito que querem incentivar o mercado local. Os pequenos empreendedores depositam carinho e amor no que fazem, deixando o produto ainda mais especial, além de valorizar a cultura”, pontua, ao admitir que foi surpreendida pelo retorno financeiro, que no início não era uma prioridade. “É uma renda extra que no início fizemos por amor e por acreditar no projeto, mas valorizar o nosso mercado deveria ser prioridade durante o ano todo, porque tem muita coisa linda feita aqui!”. (T.C.)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM