Fitinhas da grade da Basílica de Nazaré são retiradas e incineradas
Diante da grande quantidade delas e da necessidade de pintura na grade, as fitinhas foram “incineradas em intenção às orações feitas”
Mais de três milhões de fitinhas coloridas da grade da Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré foram incineradas, na manhã desta sexta-feira (13), no Seminário Mãe da Divina Providência, em Benevides. Diante da grande quantidade delas e da necessidade de pintura na grade, as fitinhas foram “incineradas em intenção às orações feitas”, conforme explicou a Basílica em suas redes sociais.
As tradicionais fitas do Círio representam os pedidos dos fiéis à Nossa Senhora de Nazaré. Muitas promessas são feitas por meio desses objetos, que são amarrados no braço ou na grade da igreja, em Nazaré.
De acordo com o supervisor de manutenção da Basílica, Aldenor Almeida Júnior, o procedimento de retirada das fitas é realizado anualmente mediante orações. Neste ano, logo após a retirada, foi dado início ao trabalho de pintura da grade.
"Todo ano, próximo do Círio, mesmo quando não é feita a pintura, a gente retira as fitinhas, até por conta da limpeza da frente da Basílica. Pode parecer simples, mas tem um processo bem elaborado dentro dessa retirada. Esperamos finalizar a missa e fazemos uma oração. Só depois começa a retirada das fitas, que são colocadas em saco plástico e levadas para o Seminário", explicou.
O reitor do Seminário Mãe da Divina Providência, Padre Francisco Saraiva, conta que há um espaço apropriado para a incineração, que é realizada mediante mais um momento de oração. "Objetos abençoados têm destinação especial. Não podem ser jogados no lixo. A gente faz uma oração, incinera as fitinhas e com as cinzas bentas a gente faz o abençoado fertilizante para colocar na terra da horta e do pomar do Seminário", contou.
Na publicação da Basílica nas redes sociais, os fiéis comentaram com devoção. "Amém! Nossa Senhora acolha meus pedidos e interceda a Deus por nós. Eu creio que nossas preces foram ouvidas em nome de Jesus e Nossa Senhora. Obrigada Mãe!", postou Milene Olaya. "Quanta alegria de poder colocar uma nova fita e agradecer as bênçãos alcançadas... que todos os pedidos sejam atendidos... obrigado Nazinha por ser essa super Mãe com seus filhos. Viva Nossa Senhora De Nazaré, viva o nosso Pará, viva a nossa fé", festejou Lulu Pop.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA