Fiéis lotam a Basílica Santuário durante última Missa do Envio

Dia do Mandato lembra o dia do Martírio de São João Batista e marca o início das preparações para o Círio de Nazaré

Laís Santana
fonte

Centenas de devotos de Nossa Senhora de Nazaré marcaram presença na Missa do Envio, celebrada nesta segunda-feira (29), às 18h, na Basílica Santuário, em Belém. A celebração tem como objetivo abençoar as imagens de Nossa Senhora de Nazaré que serão utilizadas pelos grupos de peregrinação a partir desta terça-feira (30). O momento arca o início das preparações para o Círio 2022 e foi presidido pelo Pe. Francisco Assis Maria de Oliveira, reitor da Basílica Santuário de Nazaré.  

Durante a cerimônia litúrgica, o padre Francisco Assis enfatizou o simbolismo de realizar a Missa do Envio no dia em que a Igreja Católica celebra o martírio de São João Batista. "João Batista hoje é um exemplo para nós, sempre se apresenta como aquele homem corajoso que enfrentou a dureza de levar a verdade para quem precisava ouvi-la, ele preparou os corações para chegada do Messias, não teve medo de enfrentar as oposições. Por isso quero colocá-lo aqui para que possamos sentir uma motivação para o que faremos a partir de hoje", afirmou. 

Padre Francisco Assis relembrou que não é fácil conduzir um grupo de peregrinação, mas existem também as alegrias que acontecem durante a peregrinação. "Não é fácil bater nas portas perguntando se aquela pessoa quer ou não aceitar e muitas vezes receber um não e sair decepcionado. Não é fácil muitas vezes perceber na casa onde nós entramos a indiferença daqueles que não querem rezar conosco. Mas tem também as coisas alegres, os momentos bonitos, aquelas motivações que fazem nossos corações se encherem de esperança. E eu convido você a olharem para todas as coisas bonitas que acontecem durante as peregrinações, acontecem conversões, pessoas são tocadas, família abrem suas casa para receber Nossa Senhora." 

Ao final da homilia, o padre Francisco Assis motivou os fiéis a realizarem o trabalho evangelizador com carinho, amor e dedicação, seguindo o exemplo de São João Batista. "Não se deixem impressionar por alguma dificuldade, pensem na meta que nos propomos a alcançar. Não fiquem preocupados com relação as coisas secundárias, que nosso olha esteja fixo em Nosso Senhor Jesus Cristo e na sua mãe Maria Santíssima" 

image Caio Bardauil fez questão de participar da Missa do Envio das 18h levando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré utilizada pela Comunidade Nossa Senhora de Fátima nas peregrinações (Cláudio Pinheiro / O Liberal)

Um dos fiéis que participou da cerimônia foi Caio Bardauil, coordenador do grupo de peregrinação da Comunidade Nossa Senhora de Fátima. O grupo já possui 16 anos de trabalhos dedicados a preparação para o Círio de Nazaré. Este ano, a expectativa é de que 60 casas sejam visitadas no bairro da Sacramente.

"O sentimento por estar aqui é de renovação da fé por mais um ano. Depois de dois anos de pandemia, em que fizemos nossas celebrações separadamente, poder se reencontrar, se reunir, poder estar junto em família e comunidade, só cabe espaço para sentirmos gratidão. A cada encontramos um motivo especial de viver a fé", declarou. 

Missa do Envio

Missa de Envio das 12h:

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM