Especialistas orientam pais de crianças com necessidades especiais sobre cuidados na pandemia
O projeto Atendimento e Pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento (Aprende) produziu um vídeo com dicas, direcionadas para pais e cuidadores.
Ensinar para as crianças a importância do uso de máscaras é uma tarefa difícil. Para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o desafio pode ser ainda maior, pois muitas crianças autistas possuem dificuldades sensoriais, o que pode causar rejeição ao uso da máscaras, um equipamento de proteção que é fundamental para a prevenção da Covid-19.
Pensando nisso, o projeto Atendimento e Pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento (Aprende) produziu um vídeo, em um canal mantido na internet, com dicas, direcionadas para pais e cuidadores, de como ensinar crianças com TEA usarem máscaras de proteção. O vídeo orienta atividades e estratégias sequências, levando em consideração o nível de compreensão verbal da criança, para que ela aprenda, gradualmente, a se acostumar ao uso da máscara. O Aprende é um projeto voltado ao estudo dos aspectos do desenvolvimento da linguagem e da interação social de pessoas com atraso de desenvolvimento.
Em Castanhal, nordeste do estado, o Núcleo de Acessibilidade (NAcess) da Universidade Federal do Pará (UFPA) também produziu vídeos acessíveis em libras para que deficientes auditivos tenham uma maior facilidade ao acesso de informações sobre a Covid-19. Segundo a coordenadora do NAcess, a professora Yonara Pires, a ideia de produzir os videos surgiu após a percepção da aflição da comunidade surda em conseguir informações acessíveis sobre o novo Coronavírus. Agora, os deficientes auditivos poderão ter acesso ao vídeos no YouTube, onde serão publicados semanalmente. Os dois primeiros vídeos da série, que abordam temáticas de prevenção da Covid-19 e o contexto de aplicação do Lockdown e o isolamento social, já estão disponíveis na internet.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA