Escolas de Ensino técnico do Pará iniciam pré-matrículas na terça (13)
Nesta segunda (12), edital sobre cursos, vagas e municípios estará disponível no site da Sectet. Mais de 12 mil vagas são ofertadas a estudantes

Abre nesta terça-feira (13) e vai até o dia 27 de dezembro a etapa de pré-matrícula de estudantes para preenchimento de 12.715 vagas para escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepas), sob gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).
Essas vagas são disponibilizadas nas formas: Integrado (5.015 vagas), Subsequente (6.850) e Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja (850).
O edital completo com as informações sobre cursos, quantidades de vagas e municípios estará disponível, a partir do dia 12 de dezembro, no site da Sectet. As pré-matrículas devem ser realizadas por meio de link que será disponibilizado no mesmo site.
VEJA MAIS
A efetivação da pré-matrícula obedecerá à ordem de preenchimento do sistema, na escolha por uma vaga na escola/curso/turno/turma. Os candidatos que excederem as vagas disponíveis por escola/curso/turma/turno na fase da pré-matrícula ficarão em lista de espera, classificados em ordem decrescente, e serão chamados para confirmação de matrícula, caso haja desistência dos candidatos pré-matriculados.
O resultado dos pré-matriculados será divulgado no dia 30 de dezembro. A confirmação de matrículas ocorrerá do dia 5 a 13 de janeiro de 2023. Os candidatos pré-matriculados deverão comparecer à secretaria da escola para a qual concorreu à vaga. A definição dos horários das confirmações de matrículas será decidida pelas escolas, devendo abranger os três turnos, no caso das escolas que ofertam cursos e turmas no período noturno.
Confirmação de matrícula
No ato da confirmação de matrícula, o candidato deverá comparecer à escola munido de original e cópia dos seguintes documentos: Requerimento de matrícula fornecido pela escola; Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade (RG) ou similar; Cadastro de Pessoa Física (CPF); Certificado ou declaração de Conclusão do Ensino Fundamental (para curso da oferta Integrado); Histórico Escolar do Ensino Fundamental (para curso da oferta Integrado); Histórico do Ensino Médio cursando o 2º ano (para curso da oferta Concomitante); Certificado ou declaração e Histórico Escolar do Ensino Médio (para curso da oferta Subsequente); Comprovante de residência recente (água, luz, telefone fixo ou móvel); e duas fotos 3x4 recentes. A previsão para início das aulas é 6 de fevereiro.
Modalidades
O Ensino Médio Integrado – Itinerário profissional é voltado para os candidatos que concluíram o ensino fundamental ou o equivalente (havendo alternativa, o aluno maior de 18 anos deverá ser encaminhado para a modalidade de jovens e adultos). O curso tem duração máxima de três anos e confere ao formado o certificado de conclusão do ensino médio e diploma de técnico de nível médio, conforme a legislação em vigor.
Já o Subsequente é para os estudantes que concluíram o ensino médio ou o equivalente e que tenham 18 ou mais anos de idade. O curso confere ao formado o diploma de técnico. Por fim, o Proeja é aberto a pessoas que tenham concluído o ensino fundamental ou equivalente e com idade igual ou superior a 18 anos. São conferidos ao formado o certificado de conclusão do ensino médio e diploma de técnico de nível médio.
SERVIÇO
Pré-matrículas em escolas de Ensino Técnico
Oferta: total de 12.715 vagas
Integrado: 5.015 vagas
Subsequente: 6.850
Proeja: 850 vagas
Edital do processo no site da Sectet: 12 de dezembro
Período da pré-matrícula: 13 a 27 de dezembro
Local: Site da Sectet
Resultado da pré-matrícula: 30 de dezembro
Confirmação da matrícula: 5 a 13 de janeiro de 2023
Previsão para começo das aulas: 6 de fevereiro
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA