CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Escola de Enfermagem da Uepa completa 80 anos fortalecendo a formação de profissionais na região

Nesta manhã, a celebração iniciou com uma apresentação da banda da Guarda Municipal de Belém, além de uma cerimônia de abertura da programação.

Dilson Pimentel

Iniciou, nesta segunda-feira (4), a programação comemorativa aos 80 anos da Escola de Enfermagem Magalhães Barata, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, o primeiro curso de Enfermagem da região Norte. Nesta manhã, a celebração iniciou com uma apresentação da banda da Guarda Municipal de Belém, além de uma cerimônia de abertura da programação.

O reitor da Uepa, Clay Chagas, destaca que o local se tornou uma tradição e referência na formação de novos profissionais. E enfatiza a importância de se fortalecer esse legado. 'Isso demonstra a importância na formação desses profissionais, no decorrer dessas oito décadas que se formaram na instituição, para estarem voltados basicamente para as políticas de inclusão, para as políticas de SUS", afirma. 

Escola de Enfermagem

"Esse mês de programação da Enfermagem, da qual a gente está fazendo algumas inaugurações, fazendo alguns cursos, fazendo uma série de palestras e ofertas de cursos para a comunidade. Para a gente, é uma grande felicidade estar aqui nesse momento, podendo comemorar esses 80 anos da instituição. Hoje, temos cursos de pós-graduação. A ideia é que, cada vez, mais a gente possa fortalecer essas relações, principalmente, primeiro formando que a nossa competência", completa o gestor. 

Clay Chagas também frisa que o papel da instituição é "formar, de fato, essa população para que se possa atender não só Belém, mas todo o estado do Pará". Muitos dos nossos egressos, inclusive, estão fora do estado. A ideia é fortalecer cada vez mais para que a gente possa comemorar 90, 100 anos", relata o reitor da Uepa, ao falar da importância e sobre como a atuação da universidade pode ir além.

Liracy Souza é coordenadora do curso de Enfermagem desde 2023 e professora desta escola estou há 37 anos. “Para nós é uma alegria imensa poder comemorar os 80 anos da Escola Enfermagem, que foi a primeira escola da região norte - portanto a primeira escola do Pará”, disse. “E, nessa perspectiva de 80 anos, formando enfermeiros e enfermeiras, nós já conseguimos uma marca de 4 mil profissionais formados por esta escola”, contou.

Atualmente, são 1.046 formandos e o curso está presente em 13 municípioos no estado Pará, através não só da formação regular como também do Forma Pará. “Nos dá muita alegria saber que hoje nós podemos comemorar este curso, esta escola, com a presença de professoras que foram nossas inspiradoras e que hoje estão com a gente aqui fazendo esse brinde maravilhoso”, disse.

Escola de Enfermagem tem luta histórica de resistência, diz vice-reitora da Uepa

Vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana disse que, primeiro, a escola foi chamada Escola de Enfermagem do Pará, fundada em 10 de novembro de 1944. Em 1944 quem presidia era Getúlio Vargas. E Getúlio Vargas estava aí na luta com a Segunda Guerra Mundial e enviou para a Itália mais de 5 mil soldados que foram lutar contra o nazifascismo”, disse. “Então a Escola de Enfermagem tem essa luta histórica de resistência, de lutar pelo SUS. Nós fomos formados em um modelo de formação da enfermagem moderna, que trabalha com evidências, que trabalha com o meio ambiente. Então, vejam a visão das nossas primeiras professoras, das professoras que trouxeram o curso. E que existe aí há 80 anos, formando milhares de profissionais. Na sua maior parte, mulheres como eu, que sou formada nessa escola e que cheguei hoje a vice-reitoria da Uepa”, afirmou.

A professora Merice da Silva Dias fará 80 anos em dezembro e se formou na Escola de Enfermagem. “Eu tenho a idade desta escola. Quando esta escola estava com 16 anos eu estava com 16. Que foi o ano que eu ingressei aqui”, disse. “Eu costumo dizer que eu não escolhi a Enfermagem. Quem escolheu a Enfermagem foi Deus para mim”, contou. Ela disse que passou muitos anos na escola, na condição de aluna e professora, aposentando-se em 1994. “ Morei nesse prédio da escola como estudante”, lembrou. “Minha vida quase toda foi aqui”, afirmou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM