CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Entenda o que é o nevoeiro que está cobrindo Belém. O segundo em menos de uma semana.

Não é neblina, é nevoeiro mesmo. E pode ocorrer mais vezes nos próximos dias.

Redação Integrada
fonte

Pela segunda vez em menos de uma semana, a região metropolitana de Belém acordou sob um forte nevoeiro. Diferente da neblina ou cerração, o nevoeiro é mais denso e torna a visibilidade mais difícil, impraticável a uma distância menor que um quilômetro. Nas redes sociais digitais, novamente, não se fala em outra coisa. Muitas pessoas comparavam seus municípios a cidades londrinas. Alguns arriscavam associações bem curiosas, como à cidade de Bridgton, no Maine (Estados Unidos), onde se passa o conto de terror "O Nevoeiro", de Stephen King. Os gamers e nerds não perderam a chance de lembrar da fictícia Silent Hill, onde o nevoeiro se mistura a cinzas.

Ainda devem ocorrer outros nevoeiros nos próximos dias, como aponta a sede local do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas máximas têm sido baixas, devido à nebulosidade. No início da noite, a superfície fica ainda mais fria que o normal. E isso tem levado a madrugadas mais frias e condensação da alta umidade do ar, que tem chegado a 100%. A população da RMB tem praticamente "respirado água".

Todos esses fatores levam à formação de nevoeiros, como explica o meteorologista José Raimundo Abreu, coordenador do 2º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (2º Disme / Inmet). O nevoeiro, observa, é um fenômeno que se aproxima da formação de uma nuvem que chega mais perto da superfície, gerando uma visibilidade menor num alcance de até um quilômetro. A neblina é mais distante e menos densa, permitindo visões num alcance superior a um quilômetro. 

Para esta terça-feira (15), a previsão é de chuva entre o final da tarde e início da noite. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) garantiu que não há qualquer interferência do fenômeno com os voos chegando ou partindo do Aeroporto Internacional de Belém. Se as temperaturas baixarem mais, há possibilidade de um novo nevoeiro amanhã (16), apesar de a previsão ser de um dia com um pouco mais de sol, ainda que entre nuvens. A previsão é de sol também para quinta-feira (17).

Nos dias 18 e 19, José Raimundo aponta que a chuva poderá ocorrer a qualquer momento. Inclusive amanhecer chovendo. Mas não devem ser chuvas muito longas e intensas. Podem ser moderadas ou mais fracas. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM