CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Empresa contesta Bombeiros sobre incidente em shopping: "houve vistoria"

Ao todo, 33 pessoas ficaram feridas após estrutura desabar em temporal no sábado

Keila Ferreira
fonte

A empresa responsável pela montagem da estrutura que desabou antes de um show infantil, que seria realizado nesse sábado (14), em um shopping center localizado na Avenida Augusto Montenegro, afirmou, na manhã deste domingo (15), que houve vistoria do Corpo de Bombeiros e que o incidente com a cobertura, feita de ferro e lona, foi provocado pelo forte temporal que atingiu a cidade.

O show foi cancelado após 33 pessoas ficarem feridas, após as estruturas que estavam montadas no estacionamento do empreendimento, que fica no bairro Parque Verde, em Belém, desabar sobre o público.

LEIA MAIS
- Bombeiros dizem que empresa não tinha vistoria para show em shopping
- Público diz que faltou atendimento a vítimas do incidente em show infantil
- Cobertura de área de show infantil em shopping de Belém desaba e fere 33

Procurado mais uma vez pela reportagem, neste domingo (15), o Corpo de Bombeiros Militar, confirmou que dará maiores esclarecimentos sobre o fato nesta segunda-feira (16).

A corporação, porém, esclareceu que, após a vistoria realizada na manhã de sábado (14), foram constatadas algumas pendências - que a empresa teria tentado solucionar.

No entanto, segundo dizem os Bombeiros, as documentações exigidas não chegaram em tempo hábil para serem analisadas e, por isso, o show não estava liberado, ressaltou a corporação.  

Na tarde deste domingo (15), a redação integrada de O Liberal constatou que a estrutura já começou a ser desmontada na área externa do shopping, apesar das divergências entre Bombeiros e empresa contratada sobre a liberação da cobertura e palco. Seguranças do shopping tentaram impedir o registro das imagens. A reportagem tenta ouvir o estabelecimento sobre os motivos da censura à equipe de jornalismo e também pediu detalhes sobre a retirada da estrutura. A redação aguarda respostas. 

Pânico em programação infantil

image Estrutura já está sendo desmontada (Igor Mota / O Liberal)

Na tarde do último sábado, adultos e crianças viveram momentos de desespero, após o suporte preparado para o show do Mundo Bita, na área externa do Parque Shopping, desabar minutos antes do evento. Cerca de trinta vítimas sofreram escoriações e pelo menos três foram levadas de ambulância para hospitais da cidade, segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros.

No dia do incidente, o shopping center havia divulgado uma nota lamentando pelo acidente e afirmando que havia sido prestado atendimento imediato a todas as pessoas que precisaram, e que todas as vistorias necessárias foram realizadas e as licenças expedidas pelos órgãos de segurança. Porém, também em nota divulgada no mesmo dia, o Corpo de Bombeiros confirmou que a empresa responsável não possuía atestado de vistoria emitido pela corporação, para utilização da estrutura.

'Toda estrutura tem limite', diz empresário

image Estrutura desabou durante chuva da tarde de sábado (Cláudio Pinheiro / O Liberal)

A reportagem entrou em contato novamente com o shopping center, e foi informada que a empresa responsável pela estrutura iria se manifestar sobre a questão das licenças e vistorias. Em nota, a empresa informou que cumpriu todas as exigências legais para a montagem das estruturas do evento. “A empresa tem mais de 20 anos de atuação no mercado, sendo responsável pela montagem de estruturas de grandes eventos no Pará”.

O proprietário da empresa, em entrevista por telefone, reafirmou que houve, sim, vistoria do Corpo de Bombeiros, após a montagem, no sábado. Questionado sobre as condições da estrutura, argumentou que “toda estrutura tem limite" e que "o temporal foi muito forte”. Costa diz que uma vistoria será feita pelo engenheiro técnico da empresa e, após isso, será possível elaborar um parecer técnico sobre o caso.

Famílias relatam pavor: feridos seguem atendidos

Pessoas que estavam presentes no local, no momento do acidente, relataram os momentos de desesperam que viveram. Neste domingo, a filha de 17 anos da dona de casa Elisângela Dias precisou fazer uma tomografia. A jovem foi atingida por um pedaço de ferro e passou a noite com dores.

“Mesmo tomando os remédios que o médico da emergência passou”, diz Elisângela. Segundo ela, os médicos suspeitam de uma pequena fratura no ombro.

Outra pessoa que estava presente no evento, Caroline Melo afirma que “era notável a estrutura fraca”. Ela conta que foi ao show com um casal de sobrinhos de sete anos cada, um sobrinho de dez meses e a filha de um ano e nove meses.

Caroline Melo diz que o público viveu momentos de pânico. “Todo mundo queria sair logo com suas crianças, porque estava voando tudo. Os ferros caindo em cima de onde estávamos”.

Cinco pessoas foram levadas a hospitais

Em nota divulgada na tarde deste domingo, o Parque Shopping Belém disse "prestou todo o apoio necessário de primeiros socorros às pessoas que precisaram de atendimento". O shopping confirmou também que das pessoas feridas, cinco tiveram que ser encaminhadas aos hospitais: quatro clientes e um funcionário da empresa contratada para montagem de estrutura do show. Segundo a nota, todas já foram liberadas e passam bem.

"As demais foram atendidas no próprio shopping pelas equipes de Corpo de Bombeiros, Samu e Cruz Vermelha, que estavam com suas equipes no local. O Parque Shopping Belém está empenhado em apoiar o público e segue à disposição para mais informações", disse a administração do espaço comercial.

Shopping não confirma retomada de atração

Em relação aos demais shows programados, o Parque Shopping informou que ainda não há informações concretas. A intenção é que eles sejam realizados, mas ainda não sabe se as datas vão continuar ou se serão alteradas. Pelos anúncios divulgados na página do shopping em uma rede social, os próximos eventos da programação de Natal serão no espaço interno do empreendimento.

Segundo a Polícia Civil, nenhum boletim de ocorrência foi feito até a manhã deste domingo - e, por isso, ninguém do órgão iria se pronunciar sobre o caso.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM