Na manhã deste sábado (20), o projeto Roteiros Geo-Turísticos do Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (GGEOTUR) da Universidade Federal do Pará (UFPA) percorre o bairro do Umarizal, em Belém. O ponto de partida foi um conhecido ponto do bairro: a praça Brasil, de onde o grupo partiu por volta das 9 horas.
De lá, o grupo partiu para a Escola de Teatro e Dança da Ufpa; Mercado e Feira de Santa Luzia; Faculdade de Medicina; Santa Casa de Misericórdia; Prédio da Apae; Hospital Beneficente Portuguesa e, por fim, o Museu da UFPA. Durante a programação, além da professora Maria Goretti, o professor Paulo Nunes, da Academia do Peixe Frito, vai ler trechos de livros de poetas e cronistas que escreveram sobre o bairro do Umarizal.

De acordo com Maria Goretti, professora da Faculdade de Geografia e Coordenadora do projeto, a iniciativa surgiu pela necessidade de um projeto de valorização do patrimônio material e imaterial da cidade e atrai, sobretudo, moradores da cidade de Belém. "Vamos fazer oito anos de projeto e nós temos nove roteiros já formatados em toda a cidade. São roteiros em que a gente vai falando da geografia da cidade, da história, da própria arquitetura, da cultura... E nesses oito anos, em torno de sete mil pessoas já participaram. Dessas sete mil, 95% são moradores da cidade de Belém", destaca.
Com o tema “Bairro do Umarizal e suas transformações sócio espaciais”, o roteiro faz parte da programação do III Encontro de Patrimônio Cultural e Sociedade, realizado pelo curso de História da Universidade da Amazônia (Unama).