CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em Belém, céu nublado deve dificultar visualização de superlua nesta terça-feira

Ao longo da noite, o satélite natural deve aparecer mais brilhante e 10% maior do que em uma lua cheia convencional, a 356,7 mil quilômetros de distância do planeta.

João Thiago Dias

A maior superlua de 2019 ocorre nesta terça-feira (19), quando a lua estará no ponto mais próximo da Terra de sua órbita. Ao longo da noite, o satélite natural deve aparecer mais brilhante e 10% maior do que em uma lua cheia convencional, a 356,7 mil quilômetros de distância do planeta.

O fenômeno poderá ser visto a olho nu, sem a necessidade de qualquer tipo de proteção ou equipamentos. No entanto, em Belém, a previsão de céu nublado pode dificultar a visualização, de acordo com coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), Luís Carlos Crispino.

"O céu em Belém deverá estar nublado, de acordo com as previsões meteorológicas. Então devemos torcer para as nuvens saírem da frente da lua, pelo menos por alguma parte da noite", comentou. "Inclusive, as marés são mais intensas, devido à maior proximidade da lua", acrescentou.

QUANDO OCORRE

Ele explica a superlua ocorre quando a fase lua cheia coincide com o período em que a lua está na região de sua órbita com maior proximidade da Terra. "A superlua ocorre exatamente quando a lua está no seu perigeu, que é o ponto da órbita lunar que está mais próximo da Terra. Se a órbita da lua fosse um círculo perfeito, ela estaria sempre à mesma distância da Terra, mas a órbita dela é uma elipse, com a Terra em um dos focos desta elipse", detalhou.

Esse fenômeno ocorre com muito mais frequência que um eclipse da lua, já que o eclipse precisa de um alinhamento perfeito entre o sol, a Terra e a lua. "Mas, algumas vezes, temos uma superlua e um eclipse da lua ocorrendo simultaneamente, como foi o caso do que houve no dia 21 de janeiro de 2019", exemplificou Crispino.

Além da superlua do dia 21 de janeiro e dessa desta terça-feira, terá uma terceira ocorrência este ano, no dia de 21 de março. "Após a de hoje, que é considerada muito boa devido à proximidade entre o sol e a lua, a próxima ocorrerá em 21 de março. Mas somente em 2026 teremos outra superlua com uma distância tão pequena (entre a lua e a Terra) quanto a desta terça", adiantou o professor da UFPA.

DICA PARA FOTOGRAFAR

Chamado oficialmente pela astronomia de "lua cheia perigeana", o fenômeno pode ser fotografo mais facilmente com o uso de um telescópio.

"Com a lua focalizada no telescópio, você deve aproximar a lente da câmera da lente ocular do telescópio, o que requer um pouco de prática. Com a prática, você poderá obter fotos muito boas", sugeriu Luís Crispino.

CHUVA DE METEOROS

Luís Carlos Crispino também adianta que terá a ocorrência de chuva de meteoros nos dias 21 e 22 de abril, e outra nos dias 05 e 06 de maio.

"Meteoros são basicamente detritos que vagam pelo espaço e que entram na atmosfera da Terra. Quando a taxa de ocorrência de meteoros é grande o suficiente, geralmente vários a cada hora, chamamos a ocasião de 'chuva de meteoros'. São relativamente frequentes, ocorrendo algumas vezes por ano", comentou.

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM