CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Seja protagonista do seu fracasso': o movimento anti-coach e desmotivacional das redes

A abordagem “Good Vibes Only” (apenas boas energias), muitas vezes é considerada uma forma de otimismo tóxico e que vem sendo enfrentada com bom humor

O Liberal

Os sentimentos de raiva, frustração e tristeza são partes da natureza humana, mas alguns perfis nas redes sociais pregam que é necessário enfrentar qualquer situação ruim na vida com otimismo e alegria. Em confronto com isso, nasce o movimento “anti-coach”, com perfis de frases “desmotivacionais” que estão se popularizando cada vez mais nas redes. Com frases bem humoradas, como: “o caminho é longo, mas a derrota é certa”, “nunca é tarde para desistir”, “nada como um dia pior do que o outro”, estes perfis estão dando às pessoas uma nova forma de olhar os acontecimentos difíceis da vida.

“Os coachs dizem tanto que a gente deve ser mais positivo mas eu sou realista. Mas, para um realista feito eu, ser mais positivo é só se eu perder um elétron, tirando isso não rola, não dá para eu me iludir. Não importa o quanto você planeje ou se dedique para determinada coisa, ela pode dar muito certo ou muito errado, independente da sua vontade”. opina o publicitário Mateus Perlim.

Ele conta que nem sempre as coisas na área em que atua dão certo, porém se permite sentir o que tiver que sentir naquele momento. “Desde que o mundo é mundo eventos aleatórios afetam os nossos planejamentos e isso às vezes pode dar ruim (os dinossauros que o digam). Mas, ao meu ver, estar consciente de que esses “atropelos” podem acontecer no dia-a-dia é mais importante para a minha felicidade do que fingir que eles não existem, ou pior, de que eu os causei ou atraí porque não estava positivo o suficiente”, conclui.

A abordagem “Good Vibes Only” (apenas boas energias), muitas vezes é considerada uma forma de otimismo tóxico. Segundo a psiquiatra Paula Dione, o otimismo passa a ser tóxico quando ele surge como a única opção de reação. “Quando o otimismo é colocado como se fosse suficiente para sublimar todos os problemas que toda existência normal apresenta é tóxico. Vejo o anti-coach como uma reação a isso, visando lembrar que existe possibilidade de as coisas darem errado sim, que é impossível ganhar sempre, etc. Lembrando que também é preciso estar atento para não aprofundar demais no anti-coach e partir pro extremo oposto, que seria uma espécie de azedume debochado”, destaca a psiquiatra.

Para a médica, as frases "anti-coach" provocam através do humor. “Se a provocação não vem pelo humor, vira briga. Mas com aquele toque descontraído, a provocação pode te desconcertar de uma forma produtiva e te fazer repensar uma postura. Lembrar que vencer é bom mas não é tudo, não é a única possibilidade. Tem material motivacional muito bom, mas tem muita coisa vazia também, esse é o problema. O desmotivacional acaba alcançando justamente quem sabe que o motivacional não vai funcionar para ele”, ressalta Paula Dione.

A profissional conta ainda que possui um acervo de figurinhas com frases desmotivacionais. “Eu já trabalhei em um ambiente em que a teoria passava longe da prática, infelizmente ainda acontece muito na área de saúde, aí o refúgio meu e dos colegas era brincar com as frases desmotivacionais para descontrair. Fiz uma pequena coleção. Não uso em minhas consultas, claro, pois geralmente lido com pessoas em situação de vulnerabilidade e acaba não cabendo esse tipo de ambiguidade no consultório. Mas com frequência trabalho para desconstruir o otimismo tóxico. Muitas vezes as pessoas querem dar conta de coisas demais”, conta Paula Dione.

O equilíbrio seria a forma de levar a vida de forma mais leve. “Tudo precisa de equilíbrio. Para ajudar a entender esses processos que existem os terapeutas, psiquiatras, psicólogos, etc. O indivíduo precisa buscar o olhar mais realista sobre o que de fato está impactando o comportamento no cotidiano e, nesse sentido, a ajuda profissional do profissional de saúde mental é diferente do trabalho de conselheiro. O terapeuta não é coach, não é conselheiro, não resolve e nem promete resolver os problemas do paciente”, conclui a psiquiatra, Paula Dione.

(Bruna Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Jorge Ferreira, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Frases usadas no movimento "anti-coach"

- “Nada é tão horrível que não possa piorar”
- “Nenhum obstáculo é grande para quem desiste”
- “É só uma fase ruim, logo vai piorar”
- “Seja o protagonista de seu fracasso”
- “O não você já tem, agora corra atrás da humilhação”
- “Nunca é tarde para desistir”
- "Não deixe que uma frase motivacional melhore o seu dia”
- “Só dará errado se você tentar”
- “Planeje os erros do futuro"
- “Não sabendo que era impossível, foi lá e soube”
- “A vida te derruba hoje te preparando para a queda de amanhã”
- “Não espere ninguém estragar seu dia, vá lá e estrague você mesmo”

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM