CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Drive-Thru Ambiental recebe itens recicláveis neste fim de semana

Ponto de coleta funcionará no sábado e no domingo, das 9 as 12 horas, na sede da Sesan

Eduardo Rocha

Incentivar o cidadão a contribuir com o meio ambiente por meio da destinação correta do lixo eletrônico e outros itens recicláveis, e ainda garantir renda para famílias de catadores. Esse é o propósito do Drive-Thru Ambiental, iniciativa da Prefeitura de Belém - por intermédio das secretarias municipais de Saneamento (Sesan) e de Meio Ambiente (Semma) - em parceria com a Associação Nhandeara. A partir da doação de sucatas e outros materiais inservíveis qualquer pessoa pode colaborar com a ação, que tem como ponto de coleta a sede da Sesan, na avenida Almirante Barroso, 3110, próximo da avenida Júlio Cezar, em frente ao Tribunal de Justiça do Estado (TJPA). As doações podem ser feitas neste final de semana, de 9 as 12 horas.

Serão recolhidas sucatas de eletrodomésticos, como geladeiras, máquinas de lavar e fogões, assim como vidros, papéis, plásticos, metais e até bitucas de cigarro. A advogada Leonice Barbosa, de 50 anos, aproveitou a oportunidade para descartar diversas garrafas de vidro que estavam guardadas. “Essa ação é de extrema importância. Eu sempre ensinei minha filha a não jogar lixo no chão e descartar qualquer resíduo  corretamente. Na minha casa eu separo o lixo, colocando em sacolas distintas e descartando-o de forma correta”, comentou.

Coleta

Em média, a Sesan recolhe mais de 17 mil toneladas de entulho por mês. Segundo o diretor do Departamento de Apoio Operacional do órgão, Wladimir Varela, a parceria com o projeto Nhendara visa beneficiar a cidade e os catadores. “Nossos servidores estão separando os materiais descartados e, depois de três dias de coleta, esses entulhos serão encaminhados para as cooperativas de catadores que darão a destinação correta para esses resíduos, evitando, assim, que cheguem aos canais ou sejam jogados nas esquinas da cidade”, explica.

Parceria

Parceira da PMB no Drive-Thru Ambiental, a Associação Nhandeara atua há 18 anos com projetos educacionais na área do meio ambiente e tem sede na Itália. Esta é a terceira ação que a Nhandeara realiza em parceria com o município de Belém. A diretora da associação, Márcia Vieira, informa que o objetivo é arrecadar 16 toneladas de entulho e orientar a população a fazer a entrega correta desse material.

“É importante a população fazer a separação correta dentro de casa, ver o que pode ser entregue e deixar separado. Tem materiais que não precisam ser reciclados e por isso não estamos recebendo, como o isopor e madeira”, informa.

A servidora pública Maria Bethânia Nascimento, 53 anos, moradora do Curió-Utinga, aproveitou para descartar uma caixa de entulho. “Esse projeto me incentivou a tirar as coisas da minha casa e descartar corretamente, evitando que os trabalhadores da limpeza urbana corressem o risco de se machucar", aprovou.

O Drive-Thru Ambiental prossegue neste sábado (26) e será encerrado no domingo (27).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM