Doença de Chagas: Planetário recebe evento de conscientização da doença neste sábado; confira
O Expresso Chagas 21 visa orientar as pessoas sobre manejo correto e principais espécies do barbeiro

O evento Expresso Chagas 21 tem como objetivo explorar os diferentes aspectos relacionados à doença de Chagas e será realizado no Planetário do Pará, neste sábado (13). Entre os temas em destaque, estão o manejo correto na captura do barbeiro, as principais espécies encontradas em Belém e o ciclo do parasita no vetor e no homem. As inscrições estão disponíveis online.
A iniciativa é alusiva ao Dia Mundial da Doença de Chagas, celebrado no dia 14 de abril, sendo promovido pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Segundo o diretor do Centro de Ciências e Planetário do Pará, professor José Roberto Silva, o evento irá conscientizar a sociedade sobre as mais recentes descobertas e pesquisas relacionadas à doença de Chagas, “através da parceria com a Fiocruz, com os Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, e Ensino em Saúde na Amazônia da Uepa, e com a Sesma, que fará uma exposição entomológica sobre o barbeiro e os procedimentos para a erradicação da doença”.
“O açaí é essencial para a alimentação de todo o paraense, então, é muito importante as pessoas saberem que no açaí - e também em outras frutas, como a bacaba - você precisa fazer sempre um procedimento de boas práticas de higiene, antes de processá-lo para o alimento regular”, afirma a diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Tania Cremonini, que irá participar do evento remotamente.
Serviço:
Expresso Chagas 21
Data: 13 de abril de 2024
Horário: 09h às 12h
Inscrição: formulário online
Local: Auditório do Centro Ciências e Planetário do Pará (CCPPA).
Lucas Quirino (Estagiário sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do núcleo de Atualidade)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA