CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dia do Estagiário: belenenses destacam a importância da prática como desenvolvimento para o futuro

A data é comemorada nesta quinta-feira (18) e foi estabelecida em 1982, regulamentando a lei existente sobre estágio

Gabriel Pires

Importante passo para a vida profissional dos estudantes, o estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho e uma fase determinante para os rumos que cada um deseja seguir na carreira. Para celebrar a data desses estudantes em fase de aprendizado profissional, nesta quinta-feira (18) é celebrado o Dia do Estagiário.

No Brasil, apenas no primeiro trimestre deste ano de 2022, cerca de 726,6 mil estagiários figuram nos postos de trabalho, segundo aponta uma pesquisa realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e divulgada no último dia 10 de agosto. 

O panorama deste ano confirma uma tendência de crescimento de estagiários com vagas garantidas nas instituições. O dado do levantamento deste ano mostra um crescimento de 18,2% em comparação com o mesmo período de 2021. No ano passado, a pesquisa apontou que o país tinha 707,9 mil estagiários. 

Estágio promove desenvolvimento pessoal e acadêmico

O estudante de serviço social, Hermes Santos, de 21 anos, de Belém, está dentro dessa estatística e tem a vivência de estagiar na área de formação. Ele destaca que já atuou em outro estágio voltado à assistência de indígenas e quilombolas. Atualmente, o jovem está no último ano do curso e desenvolve atividades na Clínica de Apoio à Violência (CAV) — uma iniciativa da Universidade Federal do Pará (UFPA) — com atuação no atendimento psicossocial e acolhimento às pessoas que foram vítimas de violência. 

“A gente recebe as pessoas, escuta as demandas que elas trazem pra gente e tenta dar uma resposta. Seja no social, no psicológico ou no jurídico. O principal impacto que a gente pode dar na vida das pessoas é a resposta, que quase nunca é direto, mas existe esse acolhimento para garantia desses direitos que foram violados”, enfatizou Hermes.

image Para Hermes Santos, o estágio despertou panos para o futuro. (Thiago Gomes / O Liberal)

A vivência de Hermes no estágio já despertou planos para o futuro. Ele pretende fazer pós-graduação nas áreas de direito ou psicologia, como forma de dar continuidade no que já realiza hoje. Hermes ainda comenta sobre a notoriedade a partir das atividades que desempenha no estágio: “Eu sou muito convidado para dar palestras por outros professores, para participar de mesas. Com certeza [o estágio] abre muitas portas. Abriu e abrirá”, disse. 

O desenvolvimento da prática do estágio vai muito além e contribui tanto para o desenvolvimento acadêmico, quanto para formação pessoal, pondera Hermes. Ele relata que o convívio diário reforça esse amadurecimento:

“Eu posso agregar, principalmente, quanto ao exercício da prática. Muito se diz que a teoria é diferente da prática. Não existe uma sem a outra”, comentou o estudante de serviço social. 

Papel do estagiário impacta positivamente demais pessoas no dia a dia

Outro caso de quem alia aprendizagem à prática é o da estudante de publicidade e propaganda, Wyctoria Bianny, de Belém, que começou a estagiar há cerca de dois meses e meio na área de publicidade da assessoria de comunicação da Defensoria Pública do Estado do Pará. A rotina de demandas na instituição ajuda a formar as competências e técnicas que a profissão exige, analisa a estudante. 

image Experiência ajuda a formar as competências e técnicas que a profissão exige, diz Wyctoria Bianny. (Thiago Gomes / O Liberal)

“Estou tendo uma experiência muito boa no mercado de trabalho, muito diferente de todas as outras experiências que eu já tive. O estágio me possibilita que eu aprenda de uma forma tranquila, suave e que eu realmente tenha uma vivência prática daquilo que eu estou buscando no futuro”, afirmou Wyctoria.

A estagiária, que realiza funções como Designer Gráfico e Social Media, ainda pontua a importância da função que exerce no dia a dia. Para ela, essa é uma forma de levar informação aos que necessitam dos serviços oferecidos pela Defensoria, que, dentre eles, são voltados ao acesso de serviços de justiça e cidadania.

“Eu acredito que é muito importante o nosso trabalho como estagiário. Porque a gente está trabalhando para levar informação às pessoas, para que elas tenham os seus direitos assistidos e garantidos, que elas tenham ciência disso”, enfatizou

O papel que desempenha no órgão público ainda pode trazer oportunidades futuras, comenta Wyctoria. Segundo a graduanda de comunicação, o estágio é uma forma de construir a reputação no mercado de trabalho e adquirir experiências para se tornar profissional cada vez melhor.

“Quando a gente é um bom estagiário as portas se abrem muito mais pra gente e nos possibilita um futuro bem abrangente. O estágio que a gente tá hoje cria novas oportunidades para a gente ter um emprego, uma carreira consolidada no mercado, que, a partir do estágio, a gente vai construindo nossa reputação”, comentou a acadêmica de publicidade.

Sobre a data 

O dia do estagiário, comemorado em 18 de agosto, foi estabelecido em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82. O documento, que completa 40 anos, regulamentou a lei existente sobre estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade.

O que é assegurado ao estagiário?

Deveres
- Cumprir os horários e atividades previstas no programa de estágio;
- Justificar eventuais faltas;
- Apresentar, a cada seis meses, um relatório das atividades executadas no estágio à
instituição de ensino.

Direitos
- Carga horária de 6 horas por dia. 30 horas semanais;
- A cada 12 meses trabalhados, tem direito a recesso remunerado. Terá direito a
proporcionalidade se trabalhar menos de 1 ano na mesma empresa;
- Não tem direito ao pagamento de 1/3 constitucional sobre o recesso e nem ao 13º salário;
- Quando houver rescisão de contrato, independentemente das partes de que deram causa, o recesso deverá ser pago integral ou proporcional;
- Contrato de estágio terá duração máxima de 2 anos com a mesma empresa;
- O valor da bolsa auxílio é definida pelas partes, não havendo limitação de valor na lei;
- Auxílio transporte e seguro de vida são obrigatórios, e não há previsão de desconto;
- Faltas e ausências não justificadas poderão ser descontadas do valor da bolsa auxílio;
- A empresa contratante deverá ter um supervisor para o estágio. Este profissional deverá
ser responsável por, no máximo, 10 estagiários;
- Termo de compromisso de estágio e seguro de acidente pessoal são obrigatórios. Sem esses requisitos, o estágio não terá validade;
- A bolsa auxílio não tem incidência de encargos, como INSS e FGTS. Entretanto, se a bolsa auxílio atingir o teto para tributação de Imposto de Renda na fonte, o imposto será descontado do estagiário e repassado para Receita Federal do Brasil.

*Fonte: Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM