Corpo de Bombeiros celebra o Dia de Santo Expedito, padroeiro das causas urgentes

Militares e comunidade participam de programação em louvor ao santo, ao longo desta quarta-feira (19/04)

Eduardo Rocha
fonte

Uma programação na sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, na avenida Júlio César, em Belém, marca o Dia de Santo Expedito, padroeiro das causas urgentes, dos militares, dos estudantes e dos viajantes. Ao longo desta quinta-feira (18), integrantes da corporação e da comunidade participaram de celebrações que anteciparam a data e, no começo da noite, de uma procissão em homenagem ao santo na própria sede do Comando. 

O capelão do Corpo de Bombeiros, coronel Emanuel Duarte, diácono permanente da Arquidiocese Militar do Brasil, presidiu a festividade. "Santo Expedito foi um militar (romano) que durante muito tempo esteve entre aqueles que perseguiram os cristãos, mas, quando conheceu o Cristianismo, se apaixonou. Ele questionou os motivos pelos quais o governo do Imperador Deocleciano perseguia os cristãos e começou a se apaixonar por esse Jesus Cristo que tocava todos os corações", relatou.

"Conta a história que quando decidiu assumir-se cristão, apareceu-lhe um espírito do mal sob a forma de um corvo que gritava: “Cras! Cras! Cras!", palavra do latim que significa: “Amanhã!”, na intenção de que ele novamente adiasse sua conversão. Mas, pisoteando o corvo e levantando a cruz, ele se negou e declarou: 'Não, hoje, a minha conversão é hoje'; por isso, ele se tornou o santo das causas urgentes. Ele abriu mão de tudo, do poder, da riqueza, da autoridade, para ser um homem de Jesus", ressaltou o capelão Emanuel Duarte. 

Ao chegar à Capelania do Corpo de Bombeiros Militar, Emanuel Duarte conta que não havia um padroeiro oficial; ele conhecia a história de Santo Expedito e levou ao arcebispo militar da época, dom Geraldo Ávila, a proposta de criar essa data para estimular a devoção ao santo. O arcebispo aprovou a ideia e a abençoou, e, então, Santo Expedito tornou-se o padroeiro oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

A igreja instalada na sede do Comando Geral da corporação, inaugurada por dom Orani Tempesta, ex-arcebispo metropolitano de Belém, completa 15 anos de fundação. Mas, segundo Emanuel Duarte, a devoção dos militares do fogo ao santo começou em 2001, quando a Capelania do Corpo de Bombeiros se tornou Capelania de Santo Expedito.

Festividade

Nesta quinta-feira (18), foram celebradas três missas, às 8h, 12h e 19h, esta última marcando o encerramento da festividade, seguida pela procissão dos fiéis. "Devemos seguir o exemplo de Santo Expedito; o Corpo de Bombeiros tem como lema "Vidas por Vidas", ou seja, dar a vida para salvar o outro; Santo Expedito abriu mão da sua própria vida pela sua própria salvação, pelo outro", assinalou o capelão Emanuel.

image Santo Expedito; padroeiro das causas urgentes (Foto: Eduardo Rocha / O Liberal)

Uma das devotas de Santo Expedito na programação no Corpo de Bombeiros é a Síndia Azevedo, odontóloga, moradora do bairo Parque Verde. Ela contou que conheceu Santo Expedito por intermédio do diácono Emanuel quando celebrava as adorações na Capela de Lourdes, no começo da construção da igreja nos Bombeiros. Ela foi para a inauguração da igreja e, lá chegando, se apaixonou pela história de Santo Expedito, tornando-se devota. 

Síndia contou que, dois anos depois, adoeceu, mas, como relatou, por intercessão do santo e permanência na igreja, foi curada. Os médicos diziam que ela poderia estar, então, com câncer. Ela submeteu-se a uma cirurgia que revelou a presença de um tumor benigno. Tempos depois, ela foi diagnosticada com lúpus, fez tratamento por dois anos e, durante avaliação em São Paulo, descobriu que estava curada da doença. "O próprio médico me falou que era um milagre, porque não tem cura para lúpus", contou.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM