Dedicação e proatividade fazem estagiários se tornarem profissionais de sucesso
Dois ex-estagiários contam como o interesse em crescer e a vontade de aprender são requisitos para ser bem sucedidos em futuro emprego
A oportunidade de aprender profissionalmente sobre a área que se estuda, adquirir conhecimento prático e lidar com desafios reais são algumas das várias vivências de um estudante que se insere no mercado de trabalho. Mas, a reflexão que o Dia Nacional do Estagiário traz, nesta quarta-feira (18), é perceber como as chances dadas a quem quer fazer a diferença dentro de uma empresa podem ser transformadoras para um jovem, ajudando a criar histórias de superação pessoal e sucesso.
Há oito anos, o gerente operacional Carlos Kaleo, de 26 anos, era estudante do curso técnico em Eletrônica e iniciou como estagiário em uma empresa paraense de radiocomunicação e rastreamento veicular. Na época, uma das atividades executadas pelo jovem era a manutenção de equipamentos. Mas, o seu instinto curioso fez com que ele sempre buscasse querer aprender mais.
“A relação com os funcionários era muito boa. O meu chefe me ensinava muito, ele via que eu estava disposto a aprender e me ensinava tudo o que podia e até um pouco mais. Passei a conhecer as outras áreas e foi ali que o dono da empresa me enxergou. Ele [o proprietário] achava interessante a proatividade que eu demonstrava", relembra.
Carlos Kaleo revela que a experiência dentro da empresa deveria durar somente um ano, porém, ele conseguiu ter o contratado renovado e permaneceu até as vésperas de se formar no curso. Tornando-se depois, um funcionário da instituição na qual trabalha até os dias de hoje em um novo cargo.
“A vida de estagiário não é fácil e existem momentos em que nos vemos fazendo coisas das quais não nos agradam, mas se você quer estar e acredita nessa empresa como seu futuro, pode valer a pena”, afirma. Esteja disponível para novos desafios dentro da sua área, abrir mão de dizer vários "nãos" e identificar sua chance, se dedicar e conquistar”, aconselha, acrescendo que os desafios impostos pela a rotina podem ser fatores de crescimento no futuro.
Networking: fonte de crescimento profissional dentro do mercado
Ao finalizar a graduação e iniciar o mestrado na mesma instituição de ensino, o jornalista Lucas Porto, de 23 anos, neste ano, recebeu a proposta de retornar a TV universitária do curso, agora como profissional, para a função de produtor e roteirista (a mesma que exercia há três anos como estagiário).
Bem antes de ser efetivado, ele revela que tinha como meta conseguir ser funcionário do projeto de extensão. E para realizar esse sonho a caminhada foi repleta de novos desafios, como cumprir demandas e prazos. Além de lidar com o nervosismo, que em algumas circunstâncias é considerado normal.
“No estágio, consegui vivenciar as experiências reais do mercado de trabalho. Mas, sempre tiveram profissionais de referência que nós [os alunos] deixavam livres para criar, produzir e executar as pautas sozinhos, para entendermos a importância de ter responsabilidades”, afirma.
Dentre as várias chances oferecidas no estágio, a oportunidade de criar um networking é o que mais chama a atenção de Lucas. “Valeu a pena se esforçar desde o início para os teus futuros parceiros de trabalho te reconhecerem. Hoje em dia, trabalhar com eles hoje é muito satisfatório para mim, porque eu conquistei aos poucos e eu me sinto vitorioso”, declara.
Quer virar estagiário de alguma empresa e não sabe como se preparar para a entrevista?
Confira oito dicas da Renata Souza, coordenadora de Gestão de Pessoas do Grupo Liberal:
► Seja verdadeiro e autêntico;
► Demonstre ser proativo;
► Não atrase no dia da entrevista para a seleção;
► Saiba ressaltar os pontos positivos da sua personalidade, mas evite auto bajulação;
► Tente ficar calmo durante a conversa com o selecionador;
► Demonstre interesse na vaga;
► Busque ter um horário flexível;
► Faça atividades voluntárias que vão engrandecer nas vivências pessoais.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA