Círio 2022: devotos de despedem da quadra nazarena com o Recírio nesta segunda

Será nesta segunda (24). Última procissão da festividade nazarena será precedida pela Subida ao Glória

Eduardo Rocha
fonte

Participar da última procissão da festividade nazarena de 2022, o Recírio, nesta segunda-feira (24), a partir das 8h, será um privilégio para a auxiliar administrativo Cárita de Souza Tavares, 56  anos, moradora do bairro do Marco. Isso porque ela como outros milhões de pessoas reencontraram a Imagem Peregrina da Rainha da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré, nas ruas de Belém, no Círio 2022, presencial, após dois anos sem esse formato, por causa da pandemia da covid-19.

"Acompanhar o Recírio é um privilégio, indo deixar ela (a Imagem Peregrina) de volta no lugar de onde ela só vai sair novamente a um ano, a Imagem Peregrina. Vai ser um privilégio muito grande", disse, afirmando estar emocionada desde já. Cárita faz parte da Paróquia São Francisco Xavier.

A devota esteve na sexta-feira à tarde, no altar da Praça Santuário, para fazer suas orações diante da Imagem Peregrina da sana padroeira. "O Círio voltou este ano para as ruas, com muita fé. Nós, que passamos por essa pandemia, só temos que agradecer à Nossa Senhora, por nós estarmos aqui mais uma vez acompanhando o Círio de Nazaré", destacou.

No domingo (9) do Círio, Cárita foi assistir a missa da chegada da Grande Romaria à Praça Santuário. "Rever a Berlinda e as pessoas orando foi uma emoção muito grande, de ver o povo junto novamente no Círio, onde podemos ver tantos turistas na nossa cidade, acompanhar a procissão de Nossa Senhora, que é a Nossa Mãezinha", ressaltou. Uma lição de Maria no Círio foi a de que "a minha fé nunca seja abalada, que continue firme na rocha". 

Recírio

O Recírio será realizado logo após a celebração de uma missa campal na Praça Santuário, a ser presidida por dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém. Será oficialmente encerrados os 15 dias da Festividade Nazarena. Antes da celebração da missa e da saída da romaria, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré subirá ao Glória, por volta de 6h30 da manhã. 

A romaria do Recírio é a 13ª procissão da festividade. Como informa  a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), durante o percurso, a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré será conduzida por aproximadamente 800 metros, sendo este o menor trajeto das romarias oficiais. 

Os devotos seguirão o andor com a Imagem da Virgem, com decoração de Vando Nascimento, pela passagem Dom Alberto, contornando a Praça Santuário, seguindo pela travessa Generalíssimo Deodoro, avenidas Nazaré e Magalhães Barata até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt. O percurso deve ser cumprido em até 1h e, segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA) e da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), deve reunir cerca de 50 mil pessoas.

História 

A primeira procissão do Recírio remonta à metade do século XIX, mais precisamente o ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da Imagem para a Capela do Palácio do Governo, fato relatado em 1859. Já conhecido como “Último Ato da Festividade Nazarena”, ao chegar na Praça em frente ao Palácio, a procissão era encerrada com uma missa e com o disparo de fogos de artifício. Atualmente, após a procissão, a imagem fica na capela do colégio e depois segue para a Basílica Santuário, onde permanece durante o ano.

O Círio 2022 é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém, contando com patrocinadores e apoiadores.

 

Confira a programação do Recírio:

 

06h30 – Subida da Imagem Original de Nossa Senhora, na Basílica Santuário

07h – Missa do Recírio, na Praça Santuário

08h – Recírio, saída da Praça Santuário

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM