CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cemitérios em Belém se preparam para o Dia dos Pais; resíduos ainda são vistos na área

De acordo com a Seurb, as ações de limpeza já foram finalizadas. A expectativa é que 30 mil pessoas passem pelas necrópoles

Camila Azevedo
fonte

As ações de limpeza para preparar os dois cemitério públicos de Belém, que são administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), já começaram, mas ainda é possível observar resíduos sólidos, como garrafas de água e copos plásticos, jogados entre os túmulos. Ao longo do fim de semana do dia dos pais, comemorado no próximo dia 14, a expectativa é que mais de 30 mil pessoas passem pelas necrópoles. Porém, a movimentação no São Jorge, localizado no bairro da Marambaia, é considerada baixa até o momento, diferente do Santa Izabel, no Guamá, que tem recebido uma boa quantidade, segundo os vendedores do entorno da área. A expectativa é que ambos os locais passem a receber mais familiares.

Em visita da equipe de reportagem ao cemitério São Jorge, que espera um total de 10 mil pessoas na data, foi possível notar que ainda há uma certa quantidade de entulhos espalhados pelo chão, entre os jazigos e, até mesmo, por cima dos túmulos. Embalagem de bolachas, sacolas plásticas, resto de papelão papel, máscaras descartáveis e embrulho de bombons permanecem na área. De acordo com a Seurb, os trabalhos de manutenção no local já estão finalizados. 

Quanto ao Santa Izabel, considerado o maior campo para enterros da capital, as ruas e os túmulos que recebem as devidas limpezas, tanto pelos agentes públicos quanto pelos zeladores particulares que atuam na região, estão sem resíduos. A população esperada pela Seurb no local é de 20 mil.

Vendedores falam em baixa movimentação

A falta de movimento prejudica os trabalhadores que ficam aos arredores dos necrópoles e dependem exclusivamente das vendas de artigos fúnebres. A florista Solange da Silva, de 58 anos, trabalha desde a década de 1970 no cemitério de São Jorge e tem as flores e velas como única fonte de renda. Para ela, o desejo é que haja uma melhora. “Eu espero que dê movimento, porque tá muito fraca a venda. Não tem quase movimento de pessoas, tá mais fraco que o ano passado, que pelo menos estavam vindo limpar. Esse ano, não tem pessoas [familiares] para limpar, o pessoal que trabalha com isso não tem vindo, só os do cemitério”, relata.

As velas são os produtos que mais estão saindo na banca da Solange, mas a quantidade está longe de ser a ideal. “Pretendo colocar mais produtos e espero que seja uma boa movimentação, eu estou contando com isso, todos nós que trabalhamos aqui estamos esperando. As velas são os produtos que mais estão saindo, mas pretendo que as flores também saiam”, explica a florista.

O momento é de preparo e cuidado para homenagear as pessoas queridas que já não estão presentes. Limpar as lápides, capinar o entorno e regar as flores já plantadas são medidas que familiares têm adotado. Josiane Lima visitou os túmulos do avô e do pai de criação pela última vez quando tinha 15 anos, no São Jorge. Atualmente com 23, ela se dedica ao trabalho antes feito pela avó, com o objetivo de dar mais dignidade aos entes. “Meu pai de criação faleceu há três meses. Venho cuidar do túmulo, vou lavar, que tá precisando, e capinar. Além de acender umas velas”, conta.

Santa Izabel tem sentido diferença nas vendas

Ao contrário do que os vendedores do cemitério São Jorge estão sentindo em relação às vendas, o Walber Bastos, que trabalha com flores e velas desde 1992 no entorno do Santa Izabel, diz que o movimento está muito bom. “Muitas pessoas não tiveram oportunidade de enterrar seus entes queridos na pandemia e agora está sendo liberado. Então, as pessoas estão vindo, cuidando dos túmulos e preparando tudo para que no dia dos pais eles venham visitar com mais tempo. A procura pelos produtos está boa”, diz o vendedor. 

Cemitérios do Tapanã e em Icoaraci

Os cemitérios Parque do Tapanã e Santa Isabel, no distrito de Icoaraci, tiveram serviços de melhorias para o dia dos pais. Mais de 30 agentes de limpezas capinaram e roçaram o local, conforme informado pela Agência Distrital de Icoaraci (Adic), responsável pela manutenção dos ambientes.Serviço

Cemitério São Jorge: rua da Mata, no bairro Marambaia. De segunda a sexta, de 8h às 17h, e sábado e domingo, especialmente, de 7h às 16h.

Cemitério Santa Izabel: avenida José Bonifácio, bairro Guamá. De segunda a sexta, de 8h às 17h, e sábado e domingo, especialmente, de 7h às 16h.

Cemitérios Parque do Tapanã e Santa Isabel de Icoaraci: de segunda a sexta, de 8h às 17h, e sábado e domingo, especialmente para dia dos pais, de 7h às 16h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM