CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Castração de cães e gatos continua na Escola Bosque neste domingo (6)

Ação em Outeiro vai das 8h às 12h e das 14h às 16h. No dia 26 e 27 de novembro, a ação será realizada em Mosqueiro

O Liberal
fonte

A campanha de castração de cães e gatos, realizada pela Prefeitura de Belém, segue neste domingo, 6 de novembro. A ação continua na Escola Bosque, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

No mês de outubro, foram realizados 306 procedimentos cirúrgicos de esterilização gratuita no distrito de Outeiro, visando o controle populacional dos animais domésticos.

Os procedimentos cirúrgicos são feitos no Castramóvel, ônibus adaptado para os serviços com duas mesas de cirurgia, médicas veterinárias, instrumental cirúrgico e medicação trazida do Centro de Controle de Zoonoses, referência municipal no atendimento de animais, localizado na rodovia Augusto Montenegro. 

Quem pode participar

O cadastramento prévio é realizado no Centro de Controle de Zoonoses, que registra mais de 400 tutores cadastrados no distrito de Outeiro e garante o procedimento para no máximo 5 animais em cada campanha.

O cadastro requer a inscrição no Número de Identificação Social (NIS), comprovante de renda de até dois salários mínimos, identidade, CPF e comprovante de residência. 

Nos dias 26 e 27 de novembro, a campanha Castração de Cães e Gatos será realizada no distrito de Mosqueiro.  

Saúde animal importa

“É importante para a saúde dos animais e para a nossa saúde. A castração é a demonstração de atenção e carinho com animais abandonados que resgatamos das ruas e livramos dos maus-tratos e extermínios”, relata Ana Santos, cuidadora de idosos e cuidadora de animais.

Ela lembra que encontrou a cadela Branquinha muita magra, fraca e ferida pelas ruas do distrito. Neste sábado, Ana levou para a castração a cadela Branquinha e os cachorros Totó e Pixote.   

O processo de esterilização inicia com avaliação clínica e identificação da leishmaniose (doença causada por parasitas) na coleta de sangue. Logo depois, segue a aplicação de anestesia e o procedimento cirúrgico.

Em cães e cadelas, a ação ocorre em 20 minutos. Nos felinos, o processo é mais rápido. Ao final, os tutores dos animais recebem a receita médica (que indicam analgésicos e antibióticos) e recomendações de roupa cirúrgica por dez dias para evitar infecções e óbitos por descuidos pós-operatórios.    

Anete Conceição, dona de casa e promotora de vendas, possui 17 gatos (4 machos e 13 fêmeas) e 3 cachorros, muitos deles resgatados das ruas. Neste sábado, encaminhou 5 felinos para a castração, entre eles a gatinha Moana.

“Trago para a castração, porque sei o quanto é triste gatos deixados à sorte e se reproduzindo muito rápido pela cidade. Amo os gatos, trazem energia boa para a casa, são carinhosos e só faltam falar com a gente”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM