Cartão Expresso é obrigatório para integração no sistema BRT a partir de quarta-feira, 5
Essa medida servirá para confirmar que os usuários já efetuaram o pagamento da tarifa nos ônibus regulares e que não vão precisar pagar novamente a passagem, evitando fraudes.

A partir desta quarta-feira, 5, os usuários do transporte coletivo que fazem integração para Outeiro e Icoaraci e para os ônibus articulados do sistema BRT ou para as linhas troncais de veículos padron só poderão fazer o transbordo mediante apresentação de um dos cartões Vale Digital, Passe Fácil Estudantil, Sênior ou Passe Especial. Quem não possuir nenhum desses cartões deve adquirir o Cartão Expresso em qualquer uma das 28 bilheterias de terminal por apenas R$ 1.
Essa medida servirá para confirmar que os usuários já efetuaram o pagamento da tarifa nos ônibus regulares e que não vão precisar pagar novamente a passagem, evitando fraudes. “É uma questão de segurança e praticidade, tanto para o usuário, como para o operador do veículo. Evita a circulação de dinheiro dentro do coletivo, diminui filas e tempo de espera por não haver necessidade de contagem de dinheiro pra passar troco, por exemplo”, explica Gilberto Barbosa, titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Estudantes
Para os estudantes que pagam meia passagem, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) já está disponibilizando dois pontos para atualização do Passe Fácil Estudantil, para que o próprio cartão sirva como acesso aos terminais.
Os pontos estão no terminal Maracuera, em Icoaraci, e no posto do Setransbel, em São Brás. Aqueles que já fizeram a atualização e já fazem uso do sistema de integração não precisam realizar nova atualização.
“Além de poder usar o Cartão Expresso no BRT para fazer integrações, o usuário que adquirir também poderá recarregar e utilizar em todos os ônibus que circulam em Belém, mesmo os que não transitam no BRT”, explica o diretor de operações da Setransbel, Natanael Romero.
"É importante frisar que, no momento de pagar a primeira passagem normal de ônibus, uma mesma pessoa pode passar seu cartão para outros passageiros. Entretanto, somente quem possuir o cartão poderá fazer integração", concluiu Natanael.
Linhas
Atualmente, operam até o terminal Maracacuera as linhas 875 - Paracuri/Icoaraci; 879 - Outeiro/Brasília; 881 - Paricás/Águas Negras; 882 - Fama/Fidélis e 883 - Outeiro/Itaiteua, 872 - Icoaraci/Almirante Barroso, nos ônibus articulados do BRT e nos padron da linha troncal.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA