Carros do Círio devem ficar prontos até setembro
Treze carros vão ter as estruturas reparadas e passar por uma revisão geral
Começou nesta terça-feira, 27, a manutenção dos Carros da Trasladação, Grande Procissão do domingo do Círio e Círio das Crianças. Os 13 carros vão ter as estruturas reparadas, receber retoques na pintura, além de uma revisão geral. O serviço deve ser concluído até a segunda quinzena de setembro.
A berlinda do Círio, que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, vai receber o serviço de limpeza e avaliação estrutural. As berlindas do traslado da imagem de Belém para Ananindeua e da Romaria Rodoviária também vão passar por manutenção e reparos.
Os reparos são importantes devido à quantidade crescente de objetos de cera que os carros recebem durante as procissões. Também por conta da idade dos carros, uma vez que alguns deles possuem mais de 30 anos.
Para o Diretor de Procissões da Festa de Nazaré, Antônio Sousa, os carros são ícones muito importantes do Círio, pois são eles que abrem a Grande Procissão e que são responsáveis por contar a história do Círio de Nazaré. "Nós temos um cuidado muito especial com eles, pois as pessoas sempre esperam ver os carros dos milagres. É um momento especial", destacou.
A revisão dos carros é essencial para que estejam em perfeitas condições durante a festa. "Eles estão todos bem conservados, sem nenhum dano grave", afirmou o diretor. "Nós iremos revisar a estrutura física, a mecânica e a pintura. É necessário, pois na quarta-feira que antecede o Círio, faremos uma exposição dos carros, além do transporte dos veículos, que é acompanhado todos os anos por uma grande multidão, de cerca de três a cinco mil pessoas".
Integram o conjunto de carros do Círio de Nazaré, além da Berlinda: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família, além de quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA