Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Campanha atrai vários pais para doação de sangue em Belém; veja como doar

Meta do Hemopa é alcançar cerca de 350 doações

Fabrício Queiroz

A Fundação Hemopa realiza neste sábado, 13, uma campanha alusiva ao Dia dos País. Com o tema "Pai, dê o seu melhor, doe sangue e salve vidas", a ação visa garantir o fornecimento de sangue para a rede hospitalar de todo o Estado, composta por mais de 200 unidades de saúde.

A campanha também valoriza a participação masculina no contingente de doadores, que atualmente respondem 59,5% do total. São pessoas como o técnico em eletrotécnica, Fábio Sousa, 40 anos, que aproveitou o dia de folga e buscou o hemocentro na manhã deste sábado para ajudar nas transfusões de uma familiar que está internada.

“Eu vejo pelas mídias que sempre eles precisando, sempre eles estão incentivando as pessoas a doarem, então é um ato de gratidão pra gente de salvar vidas porque só uma doação beneficia quatro pessoas. A gente se sente bem e vê que está ajudando”, diz ele, que estava acompanhado no local pelo filho de 10 anos. “O meu filho já sabe que isso vai ajudar muitas pessoas. Já não é a primeira vez que ele vem comigo”.

A programação festiva pelos pais doadores de sangue, contou ainda com música ao vivo com participação de cantores locais, além da oferta de lanche aos voluntários. De acordo com a assistente social Betânia Mourão, da Gerência de Captação de Doadores (Gecad), a iniciativa faz parte das mobilizações estratégicas do órgão que visa sempre manter os estoques de sangue em níveis capazes de atender a demanda dos pacientes.

"Essa luta é diária, a gente tem cerca de 350 solicitações (de transfusões) por dia e precisamos alcançar essa meta para que não falte sangue no Estado", afirma Betânia, ressaltando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que 3% da população mundial seja doadora de sangue. No Estado do Pará, a proporção de voluntários em relação à população chega a 1,2%. “Ainda precisamos fazer muitas ações para que se desencadeie esse processo de cidadania porque quando você doa sangue, você consegue alcançar a coletividade”, frisa a assistente social.

Cerca de 50 policiais militares em formação também foram voluntários da ação de coleta de sangue no Hemopa (Cristino Martins / O Liberal)

Entre os doadores que passaram pelo hemocentro, estava um grupo de 50 policiais em formação, que foi organizado pelo tenente Antônio Monteiro, do 8º BPM, no município de Soure, no arquipélago do Marajó. “Os alunos estão participando do curso de formação e a gente sempre atenta para repassar situações que visem corroborar com a cidadania dos policiais militares. Aproveitamos uma liberação referente ao Dia dos Pais, solicitamos que eles comparecessem aqui no Hemopa para fazer parte dessa ação”, disse o PM, que é pai de uma menina de 11 anos.

A ação "Pai, dê o seu melhor, doe sangue e salve vidas" ocorre na sede do hemocentro, localizada na avenida Padre Eutíquio, bairro de Batista Campos, e na Unidade de Coleta Castanheira, até às 17h.

Critérios para a doação:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
  • Ter mais de 50 quilos;
  • Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
  • Dormir pelo menos 6 h nas 24 h anteriores à doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
  • Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
  • Quem se vacinou contra a covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM