Campanha alerta sobre principais cânceres que afetam a população paraense

A iniciativa alertará sobre os principais cânceres que afetam o sexo masculino e feminino no Pará, com ênfase nos cânceres de mama e próstata

O Liberal

O Hospital Ophir Loyola lançará, nesta quarta-feira (26), das 9h às 12h, a campanha “Um toque pela vida, todos juntos nesta causa!”, iniciativa que visa alertar a população sobre os principais cânceres que afetam o sexo masculino e feminino no Pará, com ênfase nos cânceres de mama e próstata. Durante a campanha serão desenvolvidas ações de orientação sobre prevenção, fatores de risco e o diagnóstico precoce dessas neoplasias que aumentam consideravelmente as chances de cura.

O evento contará com uma extensa programação até o dia 28, com serviços de saúde e estética, emissão de documentos e apresentações de artistas locais. 

Nos dias 26 e 27, serão ofertadas 40 mamografias para mulheres a partir dos 40 anos. As interessadas deverão comparecer ao Setor de Marcação do ambulatório do hospital, das 8h às 12h, para realizar o cadastro para fazer o referido exame nos dias informados, munida das cópias do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. O objetivo é oportunizar a detecção precoce da doença e sensibilizar a população acerca da necessidade deste rastreio.

Caracterizada pela proliferação de células anormais no seio, que origina um tumor capaz de invadir outros órgãos, o câncer de mama é mais incidente nas mulheres e acomete apenas 1% dos homens. São mais de 900 pacientes em tratamento contra o câncer de mama no Hospital. Em 2021, foram realizadas 5.737 consultas e 4.930 até o mês de setembro deste ano. No ano passado, o hospital realizou 376 cirurgias de mastectomia (retirada da mama), e até setembro de 2020, 420 procedimentos cirúrgicos na área da mastologia.

Já o câncer de próstata é o tipo mais incidente no homem (excluindo-se o câncer de pele não melanoma) e o segundo que mais mata no país, atrás somente da neoplasia maligna de pulmão. Até o final do ano, são estimados mais de 930 casos novos de tumor de próstata no Pará, uma taxa estimada de 33,08 casos para cada 100 mil homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

Em Belém, o HOL tem 507 pacientes em tratamento contra a doença, desse total foram registrados 282 casos novos até setembro deste ano. No mesmo período, foram realizadas mais 4.424 consultas de urologia e 73 cirurgias. Além dos danos físicos, a doença envolve aspectos psicológicos associados às mudanças no comportamento sexual que podem levar à depressão, ao isolamento e à irritabilidade.

Confira a programação completa da campanha "Um toque pela vida, todos juntos nesta causa!"
26/10/2022 (quarta-feira)
Horário: 8h às 12h

Local: Jardim e Hall de entrada
Serviço de atendimento:
Emissão de documentação de RG para servidores e usuários (100 unidades);

Documentos necessários: Original e cópia da certidão de casamento ou nascimento, duas fotos 3x4, comprovante de residência e CPF. Poderão ser incluídos os números das Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), do Cartão SUS, da Carteira Nacional de Habilitação, do Títulos de Eleitor.

A partir de 9h 
Apresentações musicais
Cantoras Laudilene Pantoja & Josy Daniely 
Cantora Noemi Cunha & Banda
Cantor regional Rodrigo Pimentel
Grupo de expressões artísticas Abaluaiê

Atividades e serviços de estética
Design de sobrancelhas;
Doações de perucas e lenços para pacientes pela equipe da Associação Amor em fios;
Doações de lenços para os pacientes pela equipe da Coordenadoria da Mulher de Belém /Prefeitura de
Belém;
Exposição do projeto ACOLHER/HOL;
Massoterapia;
Serviço de podologia e SPA das mãos;

Mamografias para público externo.

27/10/2022 (quinta-feira)
Horário: 8h às 12h

Local: Jardim e Hall de entrada
Ação educativa de orientação para prevenção do câncer com equipe multiprofissional/HOL: Enfermagem; Fisioterapia; Grupo de Trabalho de Assistência ao servidor – GTAS; Nutrição; Psicologia.

Apresentações musicais
Apresentação Coral Voz e Vida 
Cantora Lucinha Bastos

Atividades
Exposição do projeto ACOLHER/HOL;
Local: Jardim e Hall de entrada

Mamografias para público externo.

28/10/2022 (sexta-feira)
Horário: 9h às 12h

Local: Jardim e Hall de entrada
Ação educativa de orientação para prevenção do câncer com equipe multiprofissional/HOL: Enfermagem; Grupo de Trabalho de Assistência ao servidor – GTAS; Nutrição
Verificação PA;
Glicemia. 

Apresentações musicais
Cantor Daniel Pinheiro
Cantora Noemi Cunha 

Atividades e serviços de estética:
Corte de cabelo do Salão Fases;
Corte de cabelo e barbearia do Instituto Mix São Brás;

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM