CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

BR-316 é interditada por protesto na manhã desta segunda-feira (24)

Quilombolas do Abacatal reivindicaram melhorias em escola que atende à comunidade

O Liberal
fonte

Na manhã desta segunda-feira, 24, a rodovia BR-316 é interditada na altura do quilômetro 9 devido a um protesto realizado por pais de alunos da escola Manuel Gregório, que atende principalmente moradores da comunidade quilombola do Abacatal, em Ananindeua. Os participantes do ato reivindicam a solução de problemas estruturais na unidade educacional, que há quatro meses estaria prejudicando a educação dos estudantes, que precisam conviver com entulho, poeira e salas improvisadas. O movimento finalizou por volta das 12h, quando as participantes do ato foram recebidos pelo Chefe de Gabinete do prefeitura, Hugo Atayde, para deliberar sobre o assunto.

Segundo Jéssica Teixeira, mãe de um dos estudantes impactados, o protesto começou às 6h desta segunda-feira e tinha como objetivo fazer com que uma comissão dos envolvidos fosse ouvida pela Prefeitura ou pela Câmara Municipal de Ananindeua. Ela informou, ainda, que o grupo, formado por cerca de 60 pessoas, ocupou 50% da pista no sentido de quem vai de Ananindeua para Belém. Havia a possibilidade de interditar toda a via, caso o grupo não recebesse nenhum retorno esperado.

"Mais pessoas estão a caminho da manifestação. É um protesto pacífico, formado por pais e mães de alunos. Estamos reivindicando direito a educação haja vista que a mais de 4 meses nossas crianças  estão sendo prejudicado  por uma obra sem data pra terminar", comenta.

Thamiris Cardoso, também mãe de uma das crianças que estudam no local, detalhou à reportagem que, caso a situação do colégio persista, uma nova manifestação será mobilizada. "O que o território quilombola busca não é movimento perante a mídia. A gente busca respeito, que os nossos direitos sejam prevalecidos, porque a gente cumpre os nossos direitos perante ao estado. As crianças tem esse direito [da educação] estabelecido por lei. Então, esse direito não pode ser violado", disse.

Posicionamento

A redação integrada de O Liberal solicitou o posicionamendo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) sobre o trabalho de agentes com relação ao fluxo de veículos na via. O Detran informou, em nota, que a interdição parcial da via ocorre no km 09, no sentido de entrada de Belém "e até o momento somente uma faixa está liberada para a passagem de veículos. Agentes do Detran estão no local para orientar os motoristas".

Em imagens que circulam nas redes sociais, foi possível perceber que, no local, havia a presença de viaturas da Polícia Militar do Pará (PM) e de agentes de trânsito. Por meio de nota, a Secretaria de Educação de Ananindeua (Semed) informou que a escola "está passando por manutenção da estrutura física, dentro do prazo previsto que é de 150 dias". Segundo a Semed, "60% dos serviços estão concluídos e os alunos da mesma unidade passaram a ter aulas no antigo prédio onde a escola funcionava anteriormente".

A secretaria detalhou, também, que "a unidade de ensino é relativamente nova (inaugurada em 2012) e já passou por outras manutenções preventivas em gestões anteriores. Cabe destacar que esta obra atual visa também readequar o prédio aos parâmetros necessários para que ela faça parte do Projeto Três Marias, o qual tornará o espaço uma unidade de ensino de referência para estudos da história e da cultura afro-brasileira", finalizou o comunicado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM