Bicentenário da Independência tem desfiles em Belém e interior do Pará
Grito dos Excluídos será realizado na capital paraense no dia 7

Os 200 anos da Independência do Brasil, a serem completados nesta quarta-feira (7), ganham homenagens na Grande Belém nesta semana por parte de escolas e instituições militares em Belém e em municípios do interior do Estado. Em Belém, estudantes demonstrarão o amor à Pátria em pequenos desfiles nas sedes e arredores de unidades escolares, e na quarta-feira ocorrerá o desfile cívico-militar na avenida Presidente Vargas. Também no dia 7, será realizada a 28ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas, questionando aspectos da realidade brasileira.
Nesta terça(6) e quinta-feira (8), a partir das 15 horas, a Prefeitura de Ananindeua promoverá uma caminhada escolar com a participação de estudantes e servidores do município, além de bandas de música e fanfarras convidadas. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Eduação (Semed), a programação ocorrerá em dois dias: um no lado Sul e outro no lado Norte da cidade.
No lado Sul, o evento ocorrerá nesta terça (9), no Conjunto Júlia Seffer, rua 11. Já no lado Norte, será na quinta-feira (8), na Arterial 18 (avenida Dom Vicente Zico). O tema geral da caminhada é "Uma Ananindeua que cuida, garante direitos", mas a Semed fará questão de lembrar também os 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um marco da proteção dos direitos desse público. Ao todo, participarão dos dois dias cerca de 70 escolas, incluindo unidades de ensino público municipal, estadual e instituições privadas que também foram convidadas.
Bragança
No Município de Bragança, no nordeste do Pará, nesta quarta (7), será celebrada a Missa da Independência às 6h30, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Catedral. A partir das 8 horas, ocorrerá o Hasteamento dos Pavilhões, na Praça da Bandeira. O desfile oficial será realizado às 16 horas, na avenida Nazeazeno Ferreira.
Cívico-militar
Nesta quarta-feira (7), a partir das 9 horas, será realizado o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, na avenida Presidente Vargas, no bairro da Campina, este ano comemorando o bicentenário da Independência do Brasil. O desfile é organizado pelo governo do Estado, com o apoio do Exército Brasileiro. A programação contará com a participação da Banda de Música do Instituto Federal de Educação do Pará, abrindo o evento. Em seguida, o clube feminino “MC Feras do Asfalto” fará um desfile motorizado.
Pela Marinha do Brasil, o Comando do 4º Distrito Naval e as respectivas organizações militares subordinadas comunicam o desfile de 256 militares, homens e mulheres. Esta edição terá também a apresentação de embarcações utilizadas nas fiscalizações do tráfego aquaviário e inspeções navais da Marinha do Brasil.
O Exército Brasileiro será a segunda Força nacional a entrar na avenida. O Comando Militar do Norte (CMN) estará representado por 1.200 militares. O destaque fica para a presença de um general da Guiana Francesa, um cadete da Academia Militar das Agulhas Negras e, ainda, 450 alunos do Colégio Militar de Belém.
"Para o Comando Militar do Norte, é uma satisfação estar apoiando o Governo do Estado do Pará na realização do desfile cívico-militar em Belém, com a participação de instituições civis, militares das Forças Armadas, órgãos federais, estaduais, municipais e órgãos de Segurança Pública. Principalmente, após dois anos sem desfiles por causa da pandemia da covid-19, essa retomada em uma data muito especial para a nação brasileira, em que a Independência do Brasil marca o início da nação como estado livre e soberano. Desta forma, as comemorações alusivas ao bicentenário da Independência têm como propósito fortalecer o patriotismo, exaltar o espírito de civismo, rememorar a história e cultuar as personalidades históricas brasileiras", destaca o tenente-coronel Itacir Blondé, do Comando Militar do Norte (CMN).
A Força Aérea Brasileira participará com 455 militares. Eles representam nove organizações militares e dois esquadrões aéreos que realizam missões de defesa, transporte, busca e salvamento, patrulha marítima, evacuação aeromédica. Durante o desfile, aeronaves farão sobrevoos na avenida Presidente Vargas.
Já a Polícia Militar vai desfilar com 273 agentes na tropa representativa da PM, sob o comando da Tenente-coronel Ilanise Bena Lisboa, comandante do Batalhão Especial Penitenciário (BEP). A participação da Polícia Militar será encerrada com o desfile do Centro de Veteranos e Pensionistas (CVP).
O Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil terão 267 militares, distribuídos em cinco pelotões representando as atividades de salvamento, combate a incêndio, defesa civil, guarda-vidas. Também haverá um pelotão de veteranos e a banda de música dos Bombeiros. A tropa será comandada pelo tenente-coronel QOBM Alle Heden Trindade de Souza. Na tropa motorizada estarão em destaque viaturas de modelos exclusivos da corporação, que atendem demandas sociais, a exemplo de caminhões de combate a incêndio, carros de salvamento, de resgate e embarcações.
Outras instituições também são aguardadas para o Desfile de 7 de Setembro, como a União dos Escoteiros do Brasil e a Cruz Vermelha do Pará. A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil participarão do desfile motorizado.
Excluídos
Com a concentraçao dos participantes ocorrendo a partir das 7h30 em um ato inter-religioso, na avenida Nazaré, em frente ao Colégio Nazaré, será realizado na quarta (7) o 28° Grito dos Excluídos e Excluídas. Segundo os organizadores, o evento traz o questionamento de que transcorridos 200 anos da Independência do Brasil alguns problemas estruturais no país permanecem, como a situação de povos tradicionais e a questão ambiental na Amazônia.
Outro aspecto a ser enfatizado no evento é a defesa da democracia. O Grito dos Excluídos é organizado por diversas instituições e entidades.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA