Belém tem primeiro paciente curado do novo coronavírus

Ele cumpriu isolamento de 14 dias e seguiu todas as orientações. Em exame feito nesta sexta-feira, não havia mais traços da covid-19

Victor Furtado, com informações da Sesma

Após 14 dias de isolamento, o primeiro paciente diagnosticado com a covid-19 — doença causada pelo novo coronavírus (sars-cov-2) —, em Belém, está curado. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Belém, na manhã deste sábado (28). Ele já estava isolado, quando teve o diagnóstico positivo para a doença. Ele tem 37 anos.

Nesta sexta-feira, os novos exames feitos — com o paciente já sem sintomas — atestaram que não há mais vestígios do vírus no organismo dele. E assim, foi liberado pelos médicos e equipe de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).

De forma reservada, aos técnicos da Sesma, disse ter se sentido bem atendido. Agradeceu também as orações e as mensagens de apoio. Por fim, agradeceu à Prefeitura de Belém pelo trabalho no combate ao novo coronavírus. Em Belém, ainda há nove casos positivos da covid-19.

O QUE FAZER

As recomendações do Ministério da Saúde são: lavar bem as mãos e pulsos ou usar álcool gel para higienização; evitar contatos físicos desnecessários, cobrir boca e/ou nariz ao tossir e/ou espirrar; não compartilhar alimentos e/ou talheres; higienizar estações de estudo ou trabalho; ao retornar de viagens onde há casos confirmados, com ou sem contato com casos suspeitos, é importante acionar os órgãos municipais de saúde e se afastar de atividades de estudo ou trabalho por, pelo menos, 14 dias.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza, diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica. Os dados locais do Pará só costumam ser atualizados, pela Sespa, à noite ou em boletins especiais, que saem pelo Twitter.

Durante 24 horas por dia, a Prefeitura de Belém mantém o telefone (91) 98417-3985 para informações gerais e casos de suspeitas de covid-19. Há outros canais, para situações menos urgentes, que funcionam de 8h às 22h: (91) 3184-6110, (91) 98568-3067 e (91) 98568-6203. Nas redes sociais da Prefeitura há também informações oficiais sobre a doença e formas de prevenção

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM